Já utiliza o LinkedIn? Se ainda não, está na altura de criar uma conta e aproveitar todo o potencial desta rede social. No LinkedIn, pode descrever a sua experiência profissional, integrar grupos de profissionais da sua área de especialização, partilhar artigos relevantes para a sua indústria ou receber recomendações por parte de ex-chefes, professores ou colegas.
O valor das referências na procura de emprego é já reconhecido: ajudam o recrutador a ter a certeza de que o candidato tem as qualificações necessárias, através da conversa com antigos supervisores/colegas.
As recomendações do LinkedIn são referências online – possibilitam às empresas ver, em dois minutos, se tem as competências para desempenhar a função.
Como pode pedir recomendações aos seus contactos?
1. Peça-o através do LinkedIn
A plataforma permite-lhe pedir aos membros da sua rede para deixarem um breve texto no seu mural. Pode fazê-lo de duas formas: através de inMail (mensagens pessoais) ou da ferramenta Gestão de Recomendações. Se optar pela segunda, basta seguir 3 simples passos:
1º Passe o rato sobre a sua mini-fotografia no lado direito da página, em cima e clique em Configurações e privacidade – Revisar.
2º Seleccione a opção Gerenciar as suas recomendações.
3º Clique em Solicitar Recomendação.
2. Escolha as pessoas certas
Os seus ex ou actuais chefes e alguns clientes/parceiros podem atestar as suas capacidades. Se é recém-licenciado, pode também pedir a um professor que escreva sobre os seus feitos académicos. Se escolher influenciadores ou pessoas conhecidas na sua indústria terá maior credibilidade.
3. Seja específico no seu pedido
O LinkedIn tem uma mensagem pré-definida para os pedidos de recomendação. Não a use. Em vez disso, escreva uma mensagem personalizada que explique como esta pessoa o pode ajudar. Por exemplo, pode referir uma característica que quer ver destacada ou uma situação que gostava de ver mencionada.
Agradeça antecipadamente e mostre-se disponível para retribuir a recomendação, se o seu contacto assim o desejar.
4. Não force as recomendações
Não seja demasiado insistente (os seus contactos podem vê-lo como rude) nem peça 20 recomendações ao mesmo tempo. As recomendações têm data, pelo que se notará que as forçou, e perderão credibilidade.
Aproveite esta ferramenta do LinkedIn para impressionar os recrutadores no processo de selecção!
Veja o artigo original aqui.