conseguir emprego numa empresa que não está a recrutar

De certeza que existe uma empresa onde gostava mesmo, mesmo de trabalhar mas para a qual não encontra ofertas de trabalho. Conseguir emprego nesta situação é mais difícil, mas não é impossível.

Escolha a empresa certa

Existem vários factores a ter em conta: tamanho e crescimento da empresa, possibilidade de evolução dentro da empresa, cultura empresarial, área de negócio…

Casos em que não se deve candidatar:

– a empresa está com problemas financeiros e dificilmente conseguirá mantê-lo empregado;

– a empresa é conhecida por ter um ambiente de trabalho desagradável;

– é pouco provável que seja (eventualmente) promovido;

– as instalações da empresa são longe de sua casa e não pensa em mudar-se;

– a política da empresa vai contra as suas ideologias (por exemplo, a empresa não separa as toneladas de lixo que faz anualmente e a ecologia é um dos valores pelos quais você se rege).

Compreenda as necessidades da empresa

Quando tiver a certeza de qual é a sua empresa de sonho, pesquise informação sobre os seus produtos e concorrência e leia as notícias mais recentes.

Identifique uma dificuldade da empresa e pense numa solução. Por exemplo, se a empresa não consegue atingir um público mais jovem, pense num novo produto ou estratégia de comunicação que os ajudariam a chegar ao segmento.

Procure a pessoa certa para fazer a ponte com a empresa

Veja se alguém da sua rede de networking trabalha ou conhece quem esteja na empresa. Se não, procure no LinkedIn pelo responsável do departamento a que se vai candidatar.

É mais fácil estabelecer contacto se tiver um nome, e-mail e/ou telefone.

Formule a descrição de funções a que se candidata

Prepare um e-mail onde explica qual a função a que se candidata e como é que pode ajudar a empresa (competências, experiência prévia…).

Se não existir aquela função na empresa, prove porque seria benéfico existir.

Explique porque gostava de trabalhar naquela empresa em particular

Tendo em conta que é uma candidatura espontânea, é ainda mais importante mostrar como se integraria na empresa. Alguns dos melhores argumentos são:

– acredita na sua missão e valores;

– já usa o produto/serviço há muito tempo e gostava de o ajudar a crescer;

– o objecto de negócio diz-lhe algo [por exemplo, está-se a candidatar a uma instituição social porque tem um familiar que precisa de ajuda e compreende os desafios da empresa]

–  conhece quem tenha trabalhado/trabalhe na empresa e sabe que é um bom local para fazer carreira devido aos benefícios e formação que dão aos seus colaboradores.

Responda a um desafio pró-activamente antes de ser contratado

Para aumentar as probabilidades de conseguir emprego, apresente trabalho quando enviar a sua candidatura. Por exemplo, se quer trabalhar em recursos humanos: mostre ideias de iniciativas para atrair talento e cativar os melhores ou para conseguir reter e manter motivados os colaboradores.

Trabalhe sem receber para conseguir emprego full-time

Sugira um período experimental para poder mostrar à empresa o seu valor. Se o contratarem, óptimo.

Se não, ao menos fez o seu melhor e teve oportunidade de trabalhar na sua empresa de sonho.