linkedin google plus facebook twitter
Home / Referências / 8 dicas para conseguir boas referências

8 dicas para conseguir boas referências

referencias-dicas

Um candidato com boas referências é percepcionado como alguém que criou verdadeiro impacto nas suas experiências anteriores. Estes votos de confiança são por isso valorizados e podem fazer a diferença na hora de conseguir uma entrevista. Conheça as 8 dicas para conseguir referências que fazem a diferença, elaboradas pelo site Career Builder.

1) Não espere, antecipe-se

Comece a preparar a sua lista de referências atempadamente. Se o fizer à última hora o resultado pode ser contraproducente e conseguir recomendações incoerentes ou irrelevantes. Os empregadores esperam até entre 3 a 5 referências, portanto é bom ter um leque mais alargado e seleccionar as mais pertinentes para cada posição

2) Escolha bem

Escolha referências com base na sua capacidade de dar impressões relevantes e significativas acerca de si. Não caia no erro de escolher apenas com base no prestígio ou título. Um chefe ocupado que se lembra de si vagamente é menos valioso que um colega que trabalhou consigo em vários projectos.

3) Procure um equilíbrio

Mesmo que não tenha muitos chefes e colegas de trabalho por onde escolher, pode sempre recorrer a antigos professores ou colegas, desde que o conheçam bem e às suas capacidades.

4) Pergunte primeiro

Nunca indique uma referência sem antes perguntar. Mesmo que as suas expectativas em relação à opinião da pessoa em relação a si, será difícil dar uma recomendação convincente se for apanhada de surpresa por um telefonema.

5) Mantenha o contacto

Depois de alguém concordar em servir-lhe de referência, verifique os seus contactos e envie o seu CV actualizado. Faça follow-up quando achar que é possível que a pessoa vá receber um telefonema. Desta forma, poderá confirmar a sua disponibilidade e partilhar os aspectos críticos para a posição em causa.

6) Vá ao detalhe

Na lista de referências, inclua o nome, título, empresa, email e número de telefone de cada pessoa. Inclua também uma breve descrição do historial profissional com cada referência.

7) Seja aberto

Se não quer que o seu chefe actual saiba que está à procura de um novo emprego, partilhe essa informação com o recrutador quando indicar referências. De outra forma esta emissão pode parecer como um mau sinal aos olhos do recrutador. Um colega de confiança e discreto na sua actual empresa pode ser uma boa alternativa.

8) Esteja preparado

Apesar de não dever dar uma lista de referências até tal ser pedido, leve sempre uma cópia consigo para a entrevista. Caso a peçam, demonstrará confiança e capacidade de organização.

 

Leia o artigo original aqui

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*