Longe vai o tempo dos anúncios de emprego no jornal, em que não era possível medir o impacto nem avaliar os resultados de um anúncio de emprego. A possibilidade de medir resultados, fazer testes e poder melhorar é uma das grandes vantagens do recrutamento online.
Neste artigo listamos alguns dos KPIs (Key Performance Indicators) mais relevantes no recrutamento online e que pode utilizar para avaliar o retorno dos seus anúncios de emprego.
Não se esqueça que existem várias opções que o podem ajudar a melhorar resultados e optimizar as iniciativas de recrutamento online.
Principais Indicadores
Número de Pesquisas
Corresponde ao número de vezes em que o título do anúncio aparece nas pesquisas dos candidatos ou em listagens de empregos.
Número de Visualizações
É a quantidade de vezes que cada oferta de emprego é visualizada/lida. Pode também dizer-se que equivale ao número de vezes em que um candidato viu o título do anúncio e teve interesse em saber mais informações sobre a oportunidade.
Número de Candidaturas
É o número de CVs recebidos durante o período em que o anúncio esteve online.
Número de Candidaturas Válidas
Equivale ao número de candidatos que preenchiam os requisitos da função e cujo perfil é considerado válido para aquela oferta de emprego.
Número de Entrevistas Agendadas
Representa o número de entrevistas que efectivamente foram agendadas com candidatos considerados válidos.
Custo por Anúncio
Valor investido por cada anúncio publicado – deve ser analisado por semana ou mês de anúncio, para mais facilmente pode ser comparado entre vários meios.
Principais Rácios
Taxa de Conversão do Título
Para saber se o título da oferta é apelativo, deve avaliar quantas vezes o anúncio foi aberto tendo em conta o número de vezes que apareceu nas pesquisas e listagens de emprego.
Nº de Pesquisas/ Nº de Visualizações x 100
Taxa de Conversão do Anúncio
Permite perceber que percentagem dos candidatos que visualizaram o anúncio enviou o seu currículo.
Nº de Candidaturas / Nº de Visualizações x 100
Taxa de Aproveitamento de CVs
Permite compreender se a generalidade dos candidatos tinha o perfil pretendido ou não.
Nº de Candidaturas Válidas / Nº de Candidaturas x 100
Taxa de Interesse
Correlaciona o número de candidatos válidos com o total de entrevistas realizadas.
Nº de Entrevistas Agendadas / Nº de Candidaturas Válidas x 100
Principais Métricas
CPM – custo por cada mil impressões do título
O Cost per Mile permite compreender se o anúncio foi um bom investimento em termos da exposição gerada, ou seja, em termos de número de aparecimento nas pesquisas e listagens de emprego.
Custo por anúncio/ Nº de impressões por anúncio x 1000
CPC – custo por visualização do anúncio
O Cost per Click permite ver quanto gastou por cada visualização do anúncio de emprego.
Custo por anúncio / Nº de visualizações por anúncio
CPL – custo por candidatura
O Cost per Lead é um dos melhores indicadores de recrutamento, já que conjuga o seu preço com o resultado mais facilmente identificável.
Custo por anúncio/ Nº de candidaturas do anúncio
CPA – custo por candidatura válida
O KPI Cost per Acquisition cruza o valor do processo de recrutamento com o número de candidatos que são passíveis de contratação.
Custo por anúncio/ Nº de candidatos válidos do anúncio
Custo por contratação
É o valor gasto para contratar cada colaborador daquele processo de recrutamento.
Custo total do processo de recrutamento/ Nº de novos colaboradores
Veja aqui como pode melhorar os resultados obtidos nos seus recrutamentos online.