Provavelmente tem várias razões para querer sair do seu trabalho actual: mau ambiente laboral, falta de progressão na carreira, salário abaixo do desejado, o tipo de trabalho não lhe agrada…
Neste artigo damos-lhe 10 boas razões para ficar na empresa até conseguir um emprego com melhores condições:
1. Pode vir a subir na hierarquia da empresa
Por vezes a melhor solução para mudar de posto de trabalho pode ser uma promoção. Se se despedir, nunca saberá se as chefias estavam a ponderar dar-lhe maior destaque dentro da empresa.
Tenha uma conversa honesta com o director do seu departamento e explique como se sente – o resultado poderá ser positivo.
2. Permite-lhe expandir e manter a rede de networking
Continuar a trabalhar enquanto procura um novo emprego também é útil na aquisição de contactos. Os seus colegas e clientes podem vir aajudá-lo a encontrar emprego – dê o seu melhor para mostrar que é um profissional qualificado e poderá ser chamado para trabalhar noutra empresa.
3. Dá-lhe boas referências
Da mesma forma, os seus colegas e clientes poderão escrever cartas de recomendação ou referências no LinkedIn.
4. Ajuda-o a manter a vida estruturada
Manter-se no trabalho actual permite-lhe continuar a ter horários, responsabilidades e obrigações. Uma pessoa que esteja habituada a ter uma rotina, pode sentir-se “perdida” quando fica em casa. Por esse motivo, deve continuar a trabalhar e aproveitar o horário pós-laboral para procurar emprego.
5. Pode aumentar a sua auto-estima
Fechar uma venda difícil, concluir um projecto longo ou receber elogios por parte dos supervisores pode ajudá-lo a sentir-se mais confiante na sua aptidão profissional.
6. Ajuda-o a perceber que tipo de trabalho gosta de fazer
Se ficar no emprego actual, mais facilmente conseguirá perceber quais as tarefas que o motivam e quais prefere não fazer. Assim será mais fácil analisar as ofertas de trabalho e perceber quais correspondem ao seu emprego de sonho.
7. Desenvolve as suas competências
Ao continuar a trabalhar vai estar, também, a adquirir/desenvolver as suas competências, o que será uma grande mais valia em processos de recrutamento futuros. Se se despedir, vai parar de aprender e de melhorar.
8. Evita períodos sem trabalho no CV
Se sair do emprego actual para ficar em casa a procurar trabalho, o seu Curriculum Vitae ficará com um período “em branco”. Este pode levantar dúvidas junto do recrutador e diminuir a hipótese de ser chamado para a entrevista de emprego.
9. Paga “as contas”
Uma das razões mais fortes para não se despedir do actual local de trabalho é o facto de ficar sem remuneração. A demissão sem justa causa não lhe dá o direito a receber o subsídio de desemprego, pelo que ficará sem fonte de sustento.
10. Tem regalias/benefícios úteis
Por último, sugerimos que aproveite também as regalias fornecidas pela empresa: carro, vales de gasolina, viagens, seguro de saúde… São úteis no seu dia-a-dia e devem pesar na sua decisão de se despedir ou não.

