Provavelmente quando tem de escrever uma carta de apresentação recorre a exemplos na internet, é sempre algo que as pessoas não sabem o que devem escrever. Mas nós vamos dar-lhe as melhores dicas para escrever a carta de apresentação!

E será que vão mesmo ler a sua carta? Sim, vão! Então, esmere-se ao escrevê-la. A sua carta vai ser o complemento ao currículo, onde você pode mostrar aos recrutadores que é a pessoa certa.

Assim, para garantir que é um sucesso, trazemos-lhe as melhores dicas para escrever a carta de apresentação, que o The Muse selecionou:

Escreva uma carta de apresentação para cada candidatura

É muito mais fácil aproveitar a mesma carta para todas as candidaturas, no entanto, a maioria dos recrutadores gosta de ver o entusiasmo do candidato à oferta.

Embora seja normal utilizar algumas frases repetidas de outras cartas e frases fortes de uma carta de apresentação para outra, nem pense em enviar uma carta 100% genérica.

A saudação e o primeiro parágrafo

1. Inclua o nome do recrutador

A maneira mais tradicional de endereçar uma carta de apresentação é usar o nome e o sobrenome da pessoa a quem se dirige, incluindo “Sr.” ou “Sra.” antes.

Nunca use saudações genéricas como “A quem possa interessar” ou “Prezado senhor ou senhora”, esta é uma forma arcaica e não estará a personalizar a sua carta à candidatura.

Se não conseguir descobrir o nome do gerente de contratação, tente enviar a sua carta de apresentação ao chefe do departamento para a função à qual se está a candidatar.

2. Crie uma linha de abertura forte

Não precisa de iniciar com o seu nome, o recrutador já o pode ver no seu currículo. É bom mencionar o emprego ao qual se está a candidatar.

Também pode considerar apresentar-se numa breve frase, e forma a destacar o seu entusiasmo com a oferta e empresa.

O corpo da carta de apresentação

1. Vá além do seu currículo

Um erro em que muitos candidatos habitualmente caem, é usar a carta de apresentação para falar de tudo o que têm no currículo.

Não se repita! Opte por expandir os pontos que refere no CV tornando-os mais completos, como as suas experiências e realizações, mostre porque é a pessoa certa para a função e empresa.

2. Não pense no que a empresa pode fazer por si

Outro erro comum na carta de apresentação é falar de como esta oferta seria boa para si e para o seu currículo.

Os recrutadores sabem disso, o que eles querem saber é o que você trará de novo à equipa e à empresa.

3. Destaque as experiências certas

Não tem a certeza de que habilidades e experiências deve mencionar? Faça-o com base no que é pedido no anúncio, adapte as suas competências às solicitadas.

4. Mostre as suas habilidades

Quando sabe que tem potencial para o trabalho, mas não tem experiência anterior, concentre-se em mostrar as suas habilidades.

5. Não tem necessariamente de mencionar a sua educação

Estudantes e recém-formados cometem muito o erro de enfatizar a sua edução, mas isso não é totalmente necessário. O que os recrutadores querem saber é a sua experiência.

6. Não lamente não ter experiência

Foque-se nos seus pontos fortes e não nos fracos. Não lhe adianta dizer “Embora não tenha experiência como…”.

Opte por substituir esse lamento dizendo “Estou entusiasmado em transmitir a minha experiência para esta função”.

7. Adicione números

Os recrutadores adoram ver números, isso irá mostrar o seu impacto numa empresa.

Mencione eventos que organizou, a eficiência que trouxe ao processo de trabalho, em percentagem, ou como fez a sua empresa poupar dinheiro.

8. Considere testemunhos

Utilize – com moderação – feedback de ex-colegas de trabalho, chefes ou clientes. Isto poderá ajudar a ilustrar a sua paixão e empenho.

Utilize o tom certo na escrita

1. Corte a formalidade

Deve manter o profissionalismo sim, mas ser demasiado formal pode não ter tão bom. Então, mostre-se amigável e acessível.

2. Escreva como a empresa

A carta de apresentação é uma ótima forma de mostrar que entende o ambiente e a cultura da empresa. Assim, leia o site da empresa e perceba a forma como comunicam e tente manter a sua carta no mesmo registo.

3. Calma com o entusiasmo

Sim, você quer mostrar personalidade, criatividade e entusiasmo, mas não exagere! Não caia no erro de dizer que está “absolutamente emocionado com a oportunidade” ou a candidatar-se “com muito entusiasmo”.

4. Não tenha medo de se gabar

Se tem dificuldades em falar sobre si, é simples. Pense como é que um amigo ou o seu chefe o descreveriam e assim poderá escrever a carta do ponto de vista deles.

Palavras e edições finais

1. Mantenha a carta curta e doce

Tanto para cartas de apresentação como para currículos, o ideal é que não vá além de uma páginas, mas claro que há exceções.

2. Finalize de forma forte

O parágrafo final é sua última oportunidade de enfatizar o seu entusiasmo pela empresa ou como se encaixaria perfeitamente no cargo.

Não utilize o “Fico a aguardar novidades suas”, troque antes por algo como “Revejo-me na missão da (empresa) e adoraria trazer (adicionar suas habilidades) para esta posição”.

3. Edite

Repasse a ortografia ou erros de digitação, deixar passar algum pode ser crucial. Além disso, deixe a carta de lado e no dia seguinte reveja-a ou peça até a algum amigo que a leia por si.

 

São estas as melhores dicas para escrever a carta de apresentação, siga-as cuidadosamente e fará sucesso com a sua!

Se precisar de ajuda para fazer a sua carta, consulte o modelo que lhe disponibilizamos.