candidaturas email

Nos processos de recrutamento, todos os pormenores fazem a diferença. O email que utiliza pode fazer com que a sua candidatura seja automaticamente rejeitada ou ajudá-lo a ser seleccionado.

Quais são os tipos de endereço de email que deve evitar?

1. O email incógnito

Evite enviar candidaturas através de endereços como “jptd@gmail.com” (mesmo que sejam as suas iniciais). O recrutador não saberá qual o seu nome e terá mais dificuldade em voltar a encontrar o seu email na inbox.

 

2. O email brincalhão

Endereços como “cerveja_e_bom@gmail.com” também são uma má escolha, já que lhe dão um aspecto pouco profissional. O empregador pode percepcioná-lo como alguém que está mais preocupado com a diversão do que com o trabalho.

 

3. O email sexy

Se é daquelas pessoas que ainda tem um endereço de email como “coelhinhagira@gmail.com” ou “joao.fofinho@gmail.com”, está na altura de criar uma nova conta com um endereço mais profissional.

 

4. O email com idade/data de nascimento

“teresa.araujo89@gmail.com” não é necessariamente um mau endereço, a menos que esteja a tentar camuflar a sua idade ou tenha medo que esta influencie a decisão do recrutador.

 

5. Email desactualizado

Todos os emails que acabam em @iol.pt, @netcabo.pt, @sapo.pt e @aeiou.pt (entre outros) demonstram que não faz um update à sua caixa de correio electrónico há muito tempo.

 

6. Email com erros ortográficos

Trocar os acentos por H ou os S por X era comum na escrita da internet há uns anos atrás. Neste momento, e para o mercado de trabalho, é um sinal de falta de profissionalismo, por isso evite emails como marianahsilvextre@gmail.com.

 

7. Email da empresa actual

Se está à procura de emprego enquanto ainda trabalha noutra empresa, não utilize o endereço de email profissional para se candidatar. O recrutador poderá vê-lo como desinteressado no trabalho e arrisca-se a perder o emprego actual se for descoberto.

 

O que pode fazer para melhorar as suas candidaturas?

1. O email comum

Opte por um endereço com este modelo: nome.apelido@gmail.com (por exemplo mariana.silvestre@gmail.com).

 

2. O email que mostra a profissão

Outra opção interessante para melhorar as suas candidaturas é utilizar um email que fale na sua profissão, como “joao.medeiros.design@gmail.com”.

 

3. O email com domínio pessoal

Por fim, pode também aproveitar se tiver um site pessoal e criar um email com o domínio igual o nome do site. Assim, se o seu site fosse “www.tiagohenriques3d.pt”, o seu endereço poderia ser “contacto@tiagohenriques3d.pt”.

 

Não deixe o seu email ser o factor de exclusão num processo de recrutamento. Crie um novo endereço para utilizar nas suas candidaturas – é fácil e pode fazer a diferença.

 

Nota: Todos os emails descritos acima são fictícios.