Por norma, as dicas sobre currÃculos explicam como escrever e o que deve conter o seu CV. Este artigo expõe tudo aquilo que, pelo contrário, deve retirar do seu CV.
Retire da secção de experiência no CV
1. Descrição exaustiva de funções – os recrutadores não precisam de saber todos os pormenores das suas responsabilidades nas experiências de trabalho anteriores. Em vez de especificar todas as suas tarefas, demonstre os bons resultados que trouxe à empresa (por exemplo, retenção de 80% dos clientes que reclamaram).
2. Bullets a mais – se exagerar na quantidade de informação prestada, provavelmente perderá a atenção do recrutador. Estará a gastar espaço precioso no CV e os seus bullets “a mais” não serão lidos.
3. Experiências profissionais irrelevantes para a vaga a que se candidata – por exemplo, não é obrigado a falar do seu primeiro emprego como assistente de loja se as competências que adquiriu não acrescentam em nada à sua candidatura.
4. A sua experiência como mãe/pai – Embora seja um “emprego a tempo inteiro”, não é relevante para a escolha dos recrutadores. Se a empresa estranhar o perÃodo em que esteve sem trabalhar, dar-lhe-á a hipótese de o explicar na entrevista de emprego.
Retire da secção de formação no CV
5. Alusão ao ensino secundário, caso seja licenciado – a menos que tenha concluÃdo um curso técnico-profissional na área em que se candidata, exclua informações relativas à sua escola secundária.
6. O ano em que terminou o curso – se não se estiver a candidatar a uma posição junior ou trainee, opte por não indicar qual o ano em que terminou a licenciatura. Pode ser discriminado pela da sua idade.
7. A sua média – a menos que seja expressamente pedido no anúncio de emprego, não vale a pena escrever média com que concluiu o curso.
Retire toda a informação que permita a discriminação
8. Data de nascimento – se achar que será prejudicial para a sua candidatura, não a escreva no seu CV.
9. Estado civil – não é relevante para a sua qualidade de trabalho, mas pode fazê-lo perder oportunidades.
10. Fotografia – envie somente quando for pedido no anúncio de emprego ou a função implicar contacto pessoal com o público.
Retire informações irrelevantes
11. Objectivo de carreira – em vez de dizer o que pretende para o seu futuro, faça um pequeno resumo da sua experiência e competências.
12. “Referências disponÃveis caso solicitado” – para quê gastar espaço precioso? Se a empresa quiser referências, vai pedi-las.
13. Hobbies que não estejam relacionados com a função – alguns hobbies podem ajudá-lo a mostrar que é o candidato ideal, mas deve analisar bem a relevância de cada um antes de os inserir no CV.
14. Competências comuns – retire frases como “Conhecimentos de Microsoft Office na óptica do utilizador”. Hoje em dia já toda a gente sabe trabalhar com o Office por isso não está a dar nenhuma novidade ao responsável de recursos humanos.
Retire elementos pouco profissionais
15. Email engraçado/sexy – um email como “paula.coelhinha.80@gmail.com” pode ser o suficiente para não ser seleccionado para a entrevista de emprego. Deve ser criar uma conta de email que siga o modelo “nome.apelido@mail.com”.
16. Erros ortográficos – se o seu CV tiver erros ortográficos ou gramaticais será visto como descuidado.
Retire elementos de formatação que dificultem a leitura
17. Blocos de texto – substitua o texto corrido por bullets para facilitar a análise do CV.
18. Vários tipos de letra – opte por um único tipo de letra e utilize Bold para destacar as informações mais relevantes ou tÃtulos.
19. Palavras soltas – se o seu CV tem alguma linha com apenas uma palavra, edite o texto para que esta caiba na linha anterior, evitando “palavras orfãs”.
Apague ou substitua
20. Jargão/palavras especÃficas da indústria – lembre-se de que o recrutador pode não conhecer os termos técnicos.
21. “Palavras caras” – faça um teste: diria todas as frases que constam no seu CV numa conversa do dia-a-dia?
22. Palavras com conotação negativa (agressivo, problema, falha, erro…) – os estudos dizem que influenciam negativamente a imagem com que o recrutador fica de si.
23. Termos vagos – “profissional”, “experiente”, “muito”, “de qualidade” e outras palavras semelhantes não são quantificáveis e acabam por não dizer nada – logo estão a mais.
24. Lugares-comuns – “trabalhador”, “bom membro da equipa”, “dinâmico” e “empenhado” são algumas das palavras que deve evitar inserir no seu CV.
Saiba aqui como escrever um bom CV e impressionar os recrutadores.

