apague do CV

Os recrutadores recebem centenas de CVs em resposta aos seus anúncios de emprego. Para eles, algumas expressões comuns passaram a ser “clichés” que já não têm significado. Retire do seu currículo estas expressões e substitua-as por keywords e verbos de acção.

Lugar comum no CV #1: Trabalhador

Não faz sentido esta expressão constar num curriculum vitae: se está à procura de trabalho é porque planeia trabalhar (ser trabalhador!). Ao usar esta palavra pode querer dizer que é esforçado e dedicado, mas a realidade é que o empregador não tem como o ver através do seu CV.

Para impressionar o recrutador, dê detalhes como  “entrego os projectos atempadamente, mesmo quando os timings são apertados” ou “voluntario-me para fazer tarefas que não estão na minha descrição de trabalho”.

Lugar comum no CV #2: Bom membro da equipa

Trabalhar em equipa é necessário em qualquer emprego, pelo que esta expressão não faz nada para o destacar dos demais candidatos. Se, para si, é importante mencionar o seu relacionamento com os colegas de trabalho, opte por detalhar a forma como colaborou com os seus colegas no anterior trabalho.

Exemplos: “Ajudei, frequentemente, colegas que estavam com dificuldades em terminar os seus projectos” e “Liderei uma iniciativa  entre os vários departamentos”.

Lugar comum no CV #3: Altamente qualificado

Em vez de dizer que é qualificado, especifique qual a sua formação e principais competências adquiridas ao longo das experiências profissionais anteriores.

Lembre-se de quantificar os seus feitos mais proeminentes com frases como “Poupei à empresa 1000€ por ano com a reestruturação da estrutura de compras”.

Lugar comum no CV #4: Dinâmico

O que quer dizer com dinâmico? Esta expressão é demasiado vaga e não acrescenta nada ao seu CV.

Para mostrar que é inovador e tem ideias novas frequentemente, ilustre-o com exemplos.

Lugar comum no CV #5: De confiança

Não “gaste” espaço precioso com características que são comuns a todos os candidatos. É esperado de todos os potenciais colaboradores que sejam de confiança, por isso apague esta expressão da sua candidatura.

Lugar comum no CV #6: Familiarizado com…

Muitos candidatos utilizam a expressão “familiarizado com” quando tiveram contacto com um programa informático mas não se sentem à vontade para o utilizar sem ajuda. Se é o seu caso, considere não mencionar esse programa.

Se utilizar um CV infográfico, poderá facilmente quantificar o seu skill em cada software, simplificando a leitura ao recrutador.

Lugar comum no CV #7:  Flexível

É verdade que as empresas procuram colaboradores flexíveis. Mas a melhor forma de mostrar que o é, é através de exemplos. Indique como agiu durante uma grande mudança que tenha existido no seu emprego anterior. A ilustração ajuda a credibilizar.

Lugar comum no CV #8: Pró-activo

Em vez de o escrever, demonstre-o! Mostre trabalho antes de começar a trabalhar para a empresa. Pesquise qual o seu maior desafio e apresente um plano para o ultrapassar. Também pode apresentar um projecto que considere ser benéfico para a organização, ou outro tipo de trabalho que mostre a sua pro-actividade.

Lugar comum no CV #9:  Sociável

Também esta expressão é comum a todos os candidatos. Efectivamente, os empregadores valorizam pessoas que têm espírito de camaradagem e sabem comunicar de forma eficiente. Assim, opte por mencionar situações onde ultrapassou desavenças com um ex-colega de trabalho ou fez com que um Cliente que ia apresentar uma reclamação se acalmasse e ficasse satisfeito.

Lugar comum no CV #10: Empenhado

Empenhado em …? Que provas tem o recrutador do seu empenho? Como é que isso o destaca dos outros 99 candidatos? Ponha de parte qualquer expressão que se aplicaria a todos os profissionais.

 

Opte por falar somente das competências que o diferenciam. Quando falar de soft skills, escreva exemplos de momentos em que as mesmas o ajudaram a ultrapassar obstáculos.

 

Fonte: The Workbuzz