Muitos dos profissionais que procuram uma nova oportunidade têm dificuldade em redigir uma carta de apresentação apelativa. Contudo, escrever uma boa carta de apresentação é uma competência que pode se pode aprender e aperfeiçoar.

Perder algum tempo com a redação, irá compensar no futuro e aumentar as probabilidades de ser chamado para uma entrevista.

Para se certificar que a sua carta de apresentação está escrita da melhor forma possível, verifique se a resposta é “sim” às questões que apresentamos de seguida, com a ajuda do Career Advice Monster.

Introdução

  • Tem um forte parágrafo de abertura? Faz referência específica ao emprego a que se candidata e releva as competências-chave nas primeiras linhas?
  • A carta está direcionada para uma pessoa específica?

Corpo do texto

  • Faz referência aos benefícios que traria para a empresa caso fosse contratado?
  • Evita que as frases comecem todas por “Eu”? Está mais focado nos requisitos do empregador?
  • Demonstra os seus conhecimentos ao utilizar termos técnicos do sector?
  • Inclui exemplos daquilo que já alcançou?
  • O conteúdo é relevante para as necessidades do recrutador?
  • O conteúdo é sucinto e contém informação aliciante para o leitor? Desperta a vontade de ler o currículo?
  • A carta contém toda a informação necessária, tal como referência do anúncio e disponibilidade?
  • Está escrita de forma genuína? Reflete a sua personalidade e demonstra ser uma pessoa simpática e acessível?
  • Verificou a carta para se certificar de que não contém nenhum tipo de erros?

Conclusão

  • Fornece uma forma simples e directa de ser contactado pela empresa?
  • A carta termina com um apelo à acção, solicitando de forma confiante uma entrevista?
  • Caso entregue cópias impressas, a carta está assinada por si?