Quanto tempo dedica à sua carta de apresentação? Se a resposta é “não muito”, é provável que esteja a comprometer a sua estratégia de procura de emprego. Os Especialistas de Carreiras de IT afirmam que uma carta mal escrita – ou pior – nenhuma carta de todo, pode estar a prejudicar as suas oportunidades.
Está previsto um crescimento de 13% de empregos na área de IT até 2026, de acordo com o Bureau of Labor Statistics. Aprovei esta onda crescente e siga estes conselhos para escrever uma carta de apresentação de sucesso.
1. Envie sempre uma carta
A facilidade de submeter uma candidatura online levou a muitos profissionais de IT deixar de parte o envio de uma carta de apresentação – mas isto é um erro. Mehdi Hanbali, Recrutador Técnico da TEKsystema afirma que raramente receber cartas de apresentação, mas que lê sempre as que recebe. “Eu consigo compreender se o candidato está apenas a testar a sua sorte”.
2. Personalize a carta
Para destacar a sua carta, demonstre como alcança ou ultrapassa os requisitos pedidos. “Adapte sempre a sua carta de apresentação à descrição do cargo a que se está a candidatar.”, explica Abigail Edyy, Recrutadora de IT. “Quando os candidatos adaptam a sua carta em vez de enviar uma genérica, terá uma maior oportunidade de ser chamado para a entrevista”.
3. Mostre a sua paixão
Kinga Wilson, Presidente de uma firma de Recrutamento de IT, afirma que provavelmente aperceber-se-à de uma carta que transmita um sentimento de paixão: “Pode mencionar a sua experiência profissional, mas isso é apenas parte da equação.”, explica Wilson. “Eu procura por candidatos que queiram contribuir para o crescimento de uma empresa”.
4. Dê ênfase às suas conquistas
Como o sucesso do passado é um bom indicador do desempenho futuro, Thomas Wolff, Profissional de Currículo Certificado, sugere adicionar conquistas profissionais significativas para mostrar que tem tido um desempenho de topo.
“Potenciais recrutadores vão compreender como as suas conquistas técnicas e profissionais o tornam num profissional valioso”, explica Wolff.
5. Inclua termos relevantes
Os recrutadores olham para as competências que vão ao encontro daquilo que procuram, por isso incorpore termos técnicos relevantes na sua carta. Se a posição pretende um profissional com conhecimentos em Java – ou algo do género – mencione a sua expertise na área.
6. Seja honesto
Os técnicos profissionais muitas das vezes listam as suas competências nas suas cartas, incluindo aquelas em que não dominam totalmente. Exagerar competências técnicas pode ser tentador, mas nunca é uma boa ideia.
7. Seja conciso
Recrutadores ocupados não podem despender muito do seu tempo para ler a história da sua vida na sua carta de apresentação. “Respeite o leitor ao escrever uma carta concisa e focada nos pontos-chave”, refere Kinga Wilson.
Mehdi Hanbali sugere que combine parágrafos com tópicos para dar ênfase às suas credenciais e aumentar a legibilidade da leitura. Uma estratégia eficaz é começar com um parágrafo que resuma as suas credenciais técnicas, seguindo de um tópico “Destaques das minhas credenciais incluem:” e apresentar por pontos as suas conquistas.
8. Termine de forma confiante
Inclua um fecho de carta forte e confiante. “Em vez de terminar a sua carta com uma frase passiva como «Aguardo a sua resposta», diga ao recrutador o que pretende, que é conseguir uma entrevista de emprego”, refere Kinga Wilson.
Por exemplo, um administrator de sistemas poderia terminar a sua carta como: “Eu adoraria a oportunidade de debater como as minhas competências de sistemas de administração podem beneficiar o seu departamento de IT”.
9. Relei-a a carta
A sua carta de apresentação está a representá-lo na sua ausência, por isso deve estar perfeita. Erros nestes documento podem deixar dúvidas na mente dos recrutadores.
“Assegure-se que 100% da sua escrita e gramática está correta”, sugere Mehdi Hanbali, afirmando que o tempo extra e atenção que dedica à retificação da sua carta pode ajudá-lo a conseguir a próxima oportunidade.
Fonte: Monster