cartões de visita

Por norma, só as empresas utilizam cartões de visita. Mas a verdade é que este pequeno cartão com contactos é essencial para todos os profissionais, especialmente os que procuram emprego. Saiba, de seguida, qual a sua utilidade:

Vantagens dos cartões de visita

– Condensam a informação

Os cartões permitem-lhe juntar num curto espaço os seus contactos, área de especialização e principais competências. Assim, são ideais para complementar uma candidatura e ajudar o entrevistador a recordar-se de si.

– Estão sempre consigo

Dado o seu tamanho, é fácil transportar na mala ou bolsos, mas tenha cuidado para não se amachucarem.

– Têm os seus contactos e nome

Os cartões de visita tornam-se, assim, a forma mais fácil de trocar contactos com potenciais empregadores ou membros da rede de networking.

– Conferem-lhe credibilidade

Como estão associados ao mundo empresarial, os cartões de visita têm o poder de passar uma imagem profissional.

– Destacam-no dos outros candidatos

Esta pode ser a forma ideal para se destacar – poucos candidatos têm cartões de visita.

– Ajudam-no a fazer networking

Quando for a um evento de networking, a uma conferência ou até a um jantar com amigos/família, leve consigo cartões de visita para poder trocar.

– Podem mostrar as suas competências

Se fizer o design do seu próprio cartão de visita consegue demonstrar a sua criatividade e capacidade de trabalho com programas como o Illustrator ou Publisher.

Elementos que devem constar no seu cartão de visita

– Primeiro e último nome

Não precisa de escrever o nome completo. Em vez disso, utilize o nome pelo qual é conhecido na sua indústria.

– Título

Qual a função que quer desempenhar/tem competências para desempenhar? Por exemplo: Designer de Produto, Jornalista, Controller de Gestão, Técnico de Telecomunicações…

– Nº de telemóvel

Nunca se esqueça de dar o seu número de telefone (de preferência telemóvel) e evite mencionar os contactos associados à sua empresa actual – se tem telemóvel da empresa, não forneça esse contacto.

– Links para LinkedIn/Portfólio/website pessoal

Aproveite para colocar no cartão de visita os links que podem valorizar a sua candidatura – o LinkedIn, o Behance, o seu website pessoal, o about.me, o blog e/ou o link para o seu website pessoal. Também pode dar o link para o Facebook e para o Twitter, mas certifique-se de que os seus perfis estão adaptados ao mercado de trabalho.

– Principais competências

Pode também listar as suas principais competências ou incluir ícones para as simbolizar.

 

Conheça aqui alguns exemplos de cartões de visita criativos.