A cultura da empresa é difícil de perceber durante o processo de contratação e ainda mais quando acontece remotamente.

Além do processo de recrutamento, se a função em si for totalmente remota ou híbrida, a tarefa de conhecer a cultura da empresa é ainda mais difícil.

A culta da empresa consiste em mais do que happy hours e atividades no escritório. Então, com a ajuda do The Muse, damos-lhe seis dicas para o ajudar a entender e avaliar a cultura de uma empresa antes de aceitar uma oferta.

1. Saiba o que procura

Deve ter uma lista de pontos essenciais que considera importantes na posição que deseja. Essa deve incluir, além dos detalhes básicos como pagamento e benefícios, os valores que quer que a sua empresa priorize e os aspetos culturais que lhe interessam.

Este trabalho de preparação é particularmente importante quando o processo é remoto.

Então, foque noutros aspetos como o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Isto porque está a trabalhar em casa e se a sua empresa trabalhar num horário alargado, isso pode invadir a sua vida pessoal.

2. Faça alguma pesquisa

Depois de saber que elementos culturais específicos quer que um empregador tenha, investigue.

Embora o processo seja remoto, tem muitos recursos à sua disposição para conhecer o funcionamento interno da equipa e da atmosfera de uma empresa.

Assim, pode fazer pesquisas no site, no blog da empresa (se tiver), redes sociais e procurar avaliações de funcionários.

3.Conecte-se com funcionários atuais (ou antigos)

Ninguém tem melhor perceção da cultura de uma empresa do que os funcionários que trabalham ou trabalharam lá.

Pode pedir ao recrutador se pode apresentá-lo a alguns funcionários que podem estar dispostos a responder às suas perguntas sobre cultura. Isso demonstra o seu interesse na empresa e também mostra que toma iniciativa.

Se preferir não passar pelo recrutador diretamente, pode usar o LinkedIn para procurar funcionários atuais e antigos e envie-lhes um pedido de conexão, perguntando se eles responderiam a algumas questões.

Se não quiser ligar-se aos funcionários, pode pesquisar publicações deles nas redes sociais.

4.Faça perguntas específicas

Na entrevista de emprego, quando lhe for dada a oportunidade de fazer perguntas, aproveite-a para falar deste tema.

Não faça perguntas genéricas como “fale-me sobre a cultura da empresa”. Através dos aspetos que identificou como importantes para si, crie perguntar.

Por exemplo, imagine que para si o humor e boa disposição é um fator para se manter produtivo e focado no trabalho, pode perguntar “qual o papel do humor nas interações diárias?”.

Deixamos-lhe algumas perguntas específicas sobre a cultura da empresa que pode fazer sendo uma vaga remota:

  • Como é que a equipa mantém laços fortes, mesmo trabalhando remotamente?
  • Como é que a cultura da empresa mudou com parte ou toda a sua equipe em tele-trabalho?
  • Qual foi o maior obstáculo que teve que superar quando a equipa começou a trabalhar remotamente?
  • Que ferramentas usa para manter a comunicação simplificada entre as suas equipas no escritório e remotas?
  • Que tradições de equipa os funcionários remotos e presenciais adoram?

5. Esteja atento aos detalhes na entrevista

Quando procura conhecer a cultura da empresa de forma remota, tem de dar importância aos detalhes.

Também vale a pena prestar atenção em quem está na equipa de recrutamento. Se valoriza a diversidade, a equipa de recrutamento pode ser uma pista.

6.Use o processo de contratação como sua deixa

Por fim, o processo de recrutamento em si deve-lhe dar pelo menos um vislumbre de como a empresa trata os seus candidatos e os seus funcionários.

Algumas coisas que vale a pena prestar atenção durante o processo de contratação remota incluem:

  • Organização: se o processo de contratação for desorganizado e cheio de mal-entendidos e frustrações, trabalhar na empresa pode ser da mesma forma. Mas se têm sistemas simplificados e mostram respeito pelo seu tempo, isso é um sinal de que eles valorizam os trabalhadores;
  • Comunicação: que ferramentas de comunicação usaram, como chegaram até si, são aspetos a avaliar. Há diferença entre uma comunicação oportuna e completa e um email que é curto e responde apenas metade das suas perguntas;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: recebe emails da empresa durante a noite ou no fim de semana? Isso pode ser um indicador de que a cultura dele não prioriza a desconexão e o tempo de inatividade.

 

Numa altura em que as empresas aderem cada vez mais ao trabalho remoto ou híbrido, é importante que os candidatos saibam que os valores, o estilo de trabalho e as metas de uma empresa se alinham com os seus próprios.