Encontrar Emprego

O número de licenciados e mestres tem vindo a aumentar em Portugal. Muitas vezes, saem das Universidades sem experiência profissional, pelo que têm que começar por trabalhos menos qualificados.

Existem também profissionais com muitos anos de experiência que perdem o emprego e, por isso, ponderam entrar para cargos considerados “júnior”.

Ao enviar as suas candidaturas, apercebem-se que  muitos empregadores evitam contratá-los. Tal acontece porque, por norma, um trabalhador mais qualificado exigirá um salário ou posição hierárquica superior.

Então como pode encontrar emprego sendo sobrequalificado?

1. Mude o seu Curriculum Vitae

Reduza o conteúdo do seu CV – não “assuste” o empregador logo no primeiro contacto. Indique somente o grau académico e experiência profissional mais relevante.

Descreva apenas que 3/4 funções, destacando as que podem ajudá-lo a encontrar emprego.

2. “Venda” as suas competências

Explique como as suas competências fazem de si o candidato ideal para a função.  Dê exemplos reais dos conhecimentos académicos que vai utilizar ou de situações em que a sua experiência profissional ajudou a empresa anterior.

3. Certifique-se que não vai ficar desmotivado por aceitar um emprego abaixo das suas qualificações

Reflicta sobre as consequências de aceitar um emprego com salário e posição hierárquica abaixo do esperado. Está disposto a começar por tarefas menos qualificadas?

4. Comprometa-se a ficar na empresa por 1 ano

As empresas também receiam que os candidatos sobrequalificados esteja sempre a tentar encontrar emprego. Assegure-lhes que não abandonará o seu posto de trabalho se lhe aparecer uma nova oportunidade.

5. Evite falar sobre salários

Essa conversa só deve ocorrer quando houve uma proposta de trabalho. Esteja disposto a negociar e seja flexível. Por exemplo, receber um valor base menor e comissões mais altas pode ser vantajoso tanto para a empresa como para si.

6. Valorize as suas soft skills

Se já tem experiência profissional, e especialmente se está a pensar mudar de carreira, as suas soft skills são muito valiosas. Dê exemplos do seu sentido de responsabilidade, capacidade de trabalho em equipa e demonstre ao empregador que pode confiar em si.

7. Mostre o quanto pode poupar à empresa

As empresas são, acima de tudo, negócios. Por esse motivo, a questão financeira é muito importante. Pode dizer, por exemplo: “Eu já tenho formação pelo que não precisarão de formar outro candidato” ou “Como tenho mais de 7 anos de experiência em Vendas, consigo garantir-lhe uma subida no número de [produto xx] vendido”.

 

A forma mais fácil de encontrar emprego sendo sobrequalificado é mostrar aquilo que o empregador ganha em contratá-lo, ao mesmo tempo que reduz a sua ansiedade (sobre o salário e abandono do local de trabalho).

 

Fonte: Forbes