Existe um leque alargado de fontes onde recrutadores e empresas vão procurar candidatos quando têm necessidades de recrutamento. Conhecer estas fontes é o primeiro passo para quem procura emprego optimizar a probabilidade de vir a ser encontrado.

Recrutamento-procura-de-emprego

Anúncios de emprego

Continuam a ser a fonte preferencial na procura de candidatos. Ao anunciar posições, as empresas promovem as suas oportunidades junto de um leque alargado de candidatos que estão efectivamente à procura de novos desafios, maximizando a probabilidade de encontrem alguém disponível e com o perfil ideal. Se está à procura de emprego, deve consultar frequentemente os portais mais relevantes. Para optimizar o processo, pode também gravar pesquisas inteligentes e receber ofertas directamente no seu email.

Bases de dados de CVs

Muitos recrutadores fazem pesquisas inteligentes de candidatos em portais e sites. Ao criar perfis e/ou CVs personalizados está a entrar no radar das empresas que utilizam as bases de dados de CVs para pesquisar candidatos. Quanto melhor forem os seus perfis e CV, maiores serão as possibilidades de ser encontrado por recrutadores nas suas pesquisas.

Recomendações pessoais

Uma parte significativa de processos de recrutamento acabam por ser resolvidos a partir de recomendações internas. Colaboradores bem sucedidos na empresa sabem, à partida, quais as características necessárias para vingar na empresa ou cargo e são vistos como uma fonte credível para sugerir potenciais candidatos. Não hesite em partilhar com antigos ou actuais colegas, chefes ou amigos a sua procura de emprego. Ao fazê-lo, está potencialmente a posicionar-se para vagas das quais, de outra forma, poderia nem ter conhecimento.

Linkedin

Esta é a rede social de referência para profissionais. Vários recrutadores exploram a sua rede de contactos e grupos em busca de candidatos. Existem também alguns anúncios de emprego e, através de contas Premium, a possibilidade de pesquisar profissionais tendo em conta certos critérios de pesquisa. Se ainda não tem conta no Linkedin, deve considerar inscrever-se, optimizar o seu perfil, actualizar a sua rede de contactos, juntar-se a grupos relevantes e seguir as empresas que lhe interessam.

Redes sociais

Muitas empresas utilizam plataformas como o Facebook, Twitter ou Google+ para comunicar com o mundo exterior. O potencial destas redes é enorme, dada a facilidade e poder da partilha de conteúdos, que rapidamente se disseminam por diferentes redes de utilizadores. Muitas empresas utilizam as redes sociais para promover e dar a conhecer as suas oportunidades de recrutamento, na expectativa de se alavancarem na sua rede para encontrar potenciais candidatos. A presença nestas redes é recomendável, bem como seguir as suas empresas preferidas ou aquelas com maior perspectivas de recrutamentos futuros.

Feiras de emprego

A realização de feiras de emprego é frequente nos meios académicos e também cada vez mais comum em mercados/segmentos específicos. As feiras de emprego são uma excelente oportunidade para chegar a um leque alargado de candidatos, pelo que deve levar consigo vários CVs e preparar-se para diferentes entrevistas. É recomendável analisar antecipadamente as empresas que irão estar presentes, bem como eventuais iniciativas/processos concretos.

Estágios

Os estágios são uma excelente forma de empresa e profissional se conhecerem mutuamente. Muitos estagiários tornam-se colaboradores a tempo inteiro. Se a empresa já conhece e reconhece o trabalho do estagiário, por quê favorecer ou escolher alguém desconhecido ou cujo desempenho ainda é uma incógnita? Um estágio pode ser visto como um processo de recrutamento de 3 ou 6 meses, em que fica com mais do que uns quantos minutos de entrevista para se dar a conhecer e convencer os recrutadores. Encare um estágio como um investimento e faça o trabalho de casa, procurando perceber se é comum ou não os estagiários ficarem a tempo inteiro.