rejeição

Enviou o seu CV e foi a uma entrevista de emprego mas não ficou com o emprego? Não veja a rejeição como algo negativo – é apenas mais um pequeno obstáculo a superar na sua carreira.

Não perca a vontade de procurar emprego e siga estas dicas para manter a motivação:

Não leve a rejeição peito

Não ter conseguido a entrevista de emprego ou a oferta de trabalho não invalida o seu valor. Compreenda que, na opinião do recrutador, não era a pessoa certa para aquela função, ou existia outro candidato que se adequava mais ao pretendido.

Reconheça o sentimento de rejeição

Após uma rejeição pode sentir-se triste, ofendido e defraudado. Se esta for inesperada, pode até dar-lhe a sensação de que o mundo é injusto.

A forma como lida com estas emoções vai determinar o seu sucesso na procura de emprego. Reconheça o sentimento de rejeição, “endireite” os seus pensamentos e perceba que faz parte do processo. Reúna forças para se manter no bom caminho.

Conheça a realidade

Não se sinta desmotivado – na procura de emprego é comum ouvir alguns “Nãos” até conseguir um “Sim”. Lembre-se de que esteve a competir com centenas de candidatos e, por isso, a probabilidade de ser o escolhido não é elevada.

Para além disso, existem muitos factores que não dependem de si e que podem fazer com que não fique com o emprego. Por exemplo, o recrutador “não foi com a sua cara” ou escolheu um profissional seu conhecido ou, muito simplesmente, a vaga foi preenchida internamente (promoção/deslocação lateral).

Peça feedback ao recrutador

Peça feedback construtivo ao entrevistador. Quais as qualificações, competências ou experiência que lhe faltaram? O que podia ter feito melhor na entrevista? O que viu no candidato escolhido que levou à contratação?

É demasiado tarde para lutar por um emprego nesta empresa, mas estas informações vão ajudá-lo a perceber quais as competências/ casos de sucesso que deve realçar numa próxima entrevista.

Aprenda com a experiência

Este processo de candidatura não deve ser pensado como uma “perda de tempo”. Com ele, conseguiu perceber que a sua experiência profissional é valorizada, já que foi chamado para a entrevista de emprego. Com o feedback do recrutador, poderá moldar as suas próximas candidaturas e  chamar à atenção para as competências mais interessantes.

Por outro lado, se o entrevistador lhe disse que não tinha formação suficiente, pode ser uma boa altura para investir num curso superior ou de especialização.

Converse com os seus amigos/familiares

Neste momento precisa de apoio, e quem melhor para o dar do que a sua família e amigos? Aproveite os seus conselhos e desabafe – vai ajudá-lo a ultrapassar este momento desagradável.

Siga em frente e continue à procura de emprego

Depois de lidar com os sentimentos negativos, está na altura de voltar ao activo. Pesquise anúncios de emprego, crie candidaturas vencedoras e submeta o seu CV.

Prepare-se para evitar uma nova rejeição 

Aproveite o que aprendeu com esta experiência negativa. Quando enviar uma candidatura ou for a uma entrevista de emprego realce as competências/experiência mais interessantes. Mencione a forma como ajudou as empresas anteriores a serem bem sucedidas e colmate eventuais “medos” do recrutador.

Mantenha a motivação

Esforce-se para continuar a procurar emprego  e mostrar o que tem de melhor. Faça exercício físico e arranje tempo para se divertir (café com amigos, jantar romântico…). Para não se sentir desanimado, inicie um novo hobby e ocupe a cabeça com actividades para além da procura de emprego.

Sentir-se-à mais bem-disposto, o que se vai notar nas suas candidaturas.

Não deixe o medo da rejeição impedi-lo de brilhar no futuro

E, finalmente, não deixe que uma má experiência lhe baixe a confiança. Envie o seu CV e carta de apresentação com determinação e entre na nova entrevista de emprego com coragem.