Como melhorar a experiência do candidato durante o recrutamento

Sem dúvida que a experiência do candidato durante o processo de selecção é essencial para o sucesso do recrutamento e pode influenciar a reputação da empresa, positiva ou negativamente.

Não providenciar o tratamento adequado aos candidatos pode, para além de afectar a sua marca, custar-lhe potenciais clientes.

Estudo Realizado

De acordo com um estudo realizado pelo CareerBuilder France é pouco provável que mais de metade dos candidatos (52%) se tornem, ou continuem a ser, clientes da empresa para onde enviaram currículo, se não receberem nenhum feedback ou se a experiência tiver sido negativa.

Segundo o mesmo estudo, 64% dos candidatos dizem que nunca recebem nenhuma resposta por parte da empresa, depois de uma entrevista.

Assim sendo, é importante que as empresas identifiquem e repliquem estratégias que engrandeçam a experiência do candidato. Com a ajuda do Jobboard Finder reunimos algumas recomendações de empresas que recentemente foram premiadas pela forma como efectuam o recrutamento.

Como melhorar a experiência do candidato durante o recrutamento

  • Seja transparente: certifique-se que os candidatos saibam em que fase do processo se encontram, durante todo o recrutamento;
  • Enalteça os benefícios oferecidos: na divulgação dos seus anúncios (e no próprio anúncio) identifique aquilo a que o candidato terá direito caso seja o seleccionado;
  • Seja diversificado: escolhe entrevistadores com diferentes perspectivas e diferentes pontos de vista para mostrar que valoriza a diversidade de ideias;
  • Mantenha as suas promessas: forneça feedback aos seus candidatos de forma constante, depois de realizar as entrevistas, especialmente se não foram seleccionados;
  • Não deixe o talento escapar: tenha sempre em conta que um candidato poderá ser ideal para uma outra posição no futuro, mesmo que não se enquadre no perfil pretendido actualmente. Deixe uma boa imagem junto do candidato e registe-o na base de dados com anotações que poderá utiliza futuramente.