Pedir feedback após uma entrevista pode ser constrangedor, podem não responder ou dizer algo negativo, mas é importante para o seu crescimento profissional.
Todos os candidatos merecem ter um feedback, mas os recrutadores nem sempre têm tempo, ou a política da empresa não é assim, ou hesitam em compartilhar críticas construtivas.
Mas, há uma forma certa de pedir feedback após uma entrevista. Dizemos-lhe abaixo as dicas que o The Muse dá para esta situação.
Deve ou não pedir feedback após uma entrevista?
Receber feedback após uma entrevista ajuda-o a entender o que fez bem e onde pode melhorar. Mesmo que não consiga o emprego, pode obter insights que o ajudarão para oportunidades futuras.
Além disso, demonstra profissionalismo e mentalidade de crescimento, qualidades que os empregadores procuram.
Como pedir feedback após uma entrevista
1. Escolha o momento e o lugar certos
- Se não conseguir o emprego: se receber um e-mail de rejeição, responda prontamente, se receber uma chamada, aproveite e peça o feedback na hora.
- Se não receber resposta: se o empregador o ignorar, faça um acompanhamento educado cerca de uma semana após sua última comunicação.
2. Enquadre o seu pedido profissionalmente
- Seja educado: ninguém lhe deve uma resposta, então não exija feedback. Mantenha o seu pedido curto e respeitoso;
- Demonstre apreço: agradeça pelo tempo e pela consideração;
- Seja específico: pergunte sobre áreas que precisa de melhorar. Em vez de “tem algum feedback para me dar?”, diga “há alguma área em que eu possa melhorar?”;
- Facilite a vida deles: diga que mesmo uma resposta breve é útil ou ofereça-se para uma chamada rápida.
Nem todos os recrutadores dão feedback, e isso é normal. Se eles não responderem após uma ou duas tentativas educadas, siga em frente.
Concentre-se no que aprendeu com a experiência e aplique isso na sua próxima entrevista.