3c2d93f

Se já tem um emprego, mas sente a necessidade ou o desejo de procurar um novo emprego, veja como pode fazer a sua pesquisa sem prejudicar o seu trabalho actual.

Aqui estão pelo menos seis coisas a ter em mente:

  1. Mantenha a procura do novo emprego em segredo

Manter um segredo é uma das coisas mais difíceis de fazer para a maioria das pessoas. Mas isto tem de ser feito quando está em causa a procura de um novo emprego enquanto ainda trabalha.

Lembre-se: o seu “melhor amigo no trabalho” também tem outros “melhores amigos no trabalho.” Não arrisque. Muito provavelmente o seu melhor amigo no trabalho vai sentir que é seguro dizer aos seus “melhores amigos no trabalho” que você anda à procura de outro emprego. Logo, o seu segredo pode facilmente ser descoberto, e é muito provável que o seu chefe actual vá perceber a sua “deslealdade” mais tarde ou mais cedo.

  1. Mantenha tudo o que tem a ver com a nova procura de emprego longe do seu trabalho actual

Pode ser muito tentador utilizar o seu endereço de email do emprego actual e / ou número de telefone para comunicar com os potenciais recrutadores ou novos empregadores.

Ou também se pode deixar tentar e usar o seu PC do actual trabalho para procurar possíveis novas oportunidades de carreira. Ou ainda, usar a máquina da empresa para fazer “apenas algumas cópias” do seu currículo. Afinal, tudo o que precisa está ali no seu escritório actual!

Tenha isto em mente: Cada vez que usar um equipamento ou sistema da empresa para procurar o seu novo trabalho, o risco de ser descoberto é grande e pode ser-lhe mostrada a saída mais cedo do que estaria à espera!

Conselho:

  • Realize todas as novas actividades de procura de emprego no seu próprio tempo, nunca no “tempo da empresa” ou nas instalações da empresa.
  • Utilize o seu próprio computador, seja em casa ou noutro lugar que seja “seguro”.
  • Utilize o seu endereço de email e número de telefone pessoais para a sua nova procura de emprego.
  • Verifique as mensagens recebidas fora das instalações da empresa e fora do horário da empresa!
  • Se não tem a sua própria impressora em casa ou noutro lugar, vá a uma loja local e tire as fotocópias que precisa.

Cuidado: Muitas empresas hoje monitorizam o telefone, o computador e a utilização da Internet dos seus colaboradores. Assim, é melhor prevenir e não arriscar.

  1. Faça o seu networking com cuidado

Se vai começar a sério a sua nova procura de emprego, muito provavelmente também vai aumentar as suas actividades de networking. Isso é bom, e até mesmo altamente recomendado, mas tenha muito, muito cuidado no que diz à sua rede de contactos. Por exemplo, por muito insatisfeito que esteja com o seu trabalho actual, nunca diga algo como:

“Conhece alguém que esteja à procura de um (a sua especialidade profissional) ? Eu odeio o meu trabalho actual e faço qualquer coisa para sair de lá! ”

Em vez disso, faça esta abordagem:

“…Mesmo estando a progredir no meu cargo actual, estou sempre alerta para novas e melhores oportunidades de carreira. Sabe de alguém com quem eu possa entrar em contacto?”

Aproveite para ler este artigo: Networking: Dos e Don’ts na procura de emprego.

  1. Cuidado com o que coloca no seu perfil do Linkedin

Suponha que é um chefe e que está a ver os perfis do LinkedIn dos colaboradores sob a sua supervisão. (Sim, alguns chefes fazem isso!) Quando entra no perfil de Carla Monteiro você percebe que ela tem a indicação de que está “aberta a novas oportunidades de carreira.” Qual será a sua reacção? Muito provavelmente, terá a mesma reacção do seu chefe actual: “Hmm… Tenho que ter uma pequena conversa com a Carla… ”

Conheça 8 Erros a evitar no LinkedIn.

  1. Nunca diga que está “doente” ou use alguma outra desculpa falsa para ir a uma entrevista de emprego

Se precisa de tempo para participar numa entrevista cara-a-cara com um potencial empregador, não diga no seu emprego actual que está “doente” ou não dê outra desculpa falsa para fazê-lo. Também não precisa de tirar um dia de férias.

Simplesmente diga ao seu chefe que tem de tratar de “alguns assuntos pessoais” e não adiante mais o assunto. Se possível, aproveite a sexta-feira ou a segunda-feira. “Fins-de-semana prolongados” geralmente não levantam suspeitas.

  1. Não tenha acções precipitadas

Imagine que tem ultrapassado todos os obstáculos necessários junto de um novo potencial empregador. Ao que parece (chega-lhe aos ouvidos), o novo empregador vai mesmo fazer-lhe uma proposta, pois está interessado em si.

Ao saber disto, a sua vontade é a de desabafar as suas frustrações abertamente com os seus colegas de trabalho no emprego actual e falar sobre a emocionante nova oportunidade de carreira que está prestes a conseguir. É tentador. Mas nunca o faça. Até ter algo em concreto, ainda não tem nada para falar.

Muitas vezes as coisas mudam num piscar de olhos. De repente o novo potencial empregador, diz que por “razões orçamentais” (ou alguma outra razão burocrática interna) a função mantém-se em “stand by”. Acontece imensas vezes!

 

Não há nenhuma receita infalível para que a sua nova procura de emprego permaneça em segredo, tal como diz Skip Freeman neste artigo. No entanto, se seguir com cuidado as sugestões e recomendações que acabámos de lhe dar, vai reduzir significativamente esse risco e principalmente reduzir o perigo de se encontrar de repente desempregado por causa da sua “indiscrição”.