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Os recrutadores verificam as referências? Em muitos casos, a resposta é sim. As referências que fornece ao empregador podem, de facto, ser verificadas.

A melhor coisa a fazer é planear tudo com antecedência, não faça uma lista de referências à última da hora.

Em média, os empregadores verificam três referências de cada candidato. É importante estar preparado para as fornecer. É essencial, por isso, seleccionar as pessoas certas e falar com elas com antecedência. Saiba aqui o que os recrutadores esperam encontrar.

  • Que tipo de referências precisa?

Na sua lista de referências deve ter pessoas sensíveis que confirmem que trabalhou naquela empresa, o seu cargo, a sua razão para sair e outros detalhes. Essas pessoas devem também ser capazes de atestar o seu desempenho e as suas responsabilidades.

No entanto, os potenciais empregadores devem ter a sua permissão antes de entrarem em contacto com o seu supervisor actual, de modo a não porem em risco o seu emprego actual.

É perfeitamente aceitável usar outras referências: parceiros de negócios, clientes e fornecedores podem fazer dar boas referências.

Veja aqui 5 coisas que deve saber sobre referências.

  • O que vão perguntar?

Tudo, desde como você pode ocupar a função a que se está a candidatar e se é uma pessoa de confiança. Diga às suas referências a que tipo de trabalho se está a candidatar e o que acha que o empregador pode querer saber. Pergunte-lhes que respostas poderão dar. É melhor ter uma surpresa desagradável com antecedência. Se a referência não for positiva pode sempre pedir a uma pessoa diferente.

  • Nunca minta!

Se está a tentar esticar a verdade sobre a história da sua carreira, não o faça. Os riscos de ser descoberto são elevados. Existe uma grande percentagem de recrutadores que descobrem informações falsas.

 

Adiante-se e não desiluda o recrutador através da sua lista de referências. Esteja preparado para esta fase do recrutamento!

Leia este artigo do About Careers.