Foi despedido do seu emprego? Deve estar em pânico com a situação e principalmente a pensar como é que vai sobreviver a esta crise. É bastante comum e normal para as pessoas que são despedidas precisarem de dinheiro na altura.

Leva tempo e esforço, mas é possível ser despedido e não ficar completamente falido, se procurar emprego proactivamente. Sacrifícios são obrigatórios, mas é possível sobreviver a esta crise. Planear agora o seu futuro irá prevenir erros que possa cometer em relação à sua carreira.

Faça um balanço das suas economias

Uma das primeiras coisas a fazer é analisar o estado das suas economias. Isto é um passo essencial para lidar com o despedimento sem acabar completamente falido. É necessário olhar para o seu fundo de emergência, o seu pacote de indemnizações e os seus benefícios de desemprego e fazer as contas ao dinheiro para ter uma estimativa de quanto tempo pode fazer o dinheiro durar.

Também deve verificar o seu orçamento e limar todos os gastos possíveis. Poupe o dinheiro que costuma usar para sair e se divertir, diminuir o pacote de televisão que tem, optar por um mais barato e também a conta do telemóvel. Poupe também o dinheiro que gasta em comida, assim como contas relacionadas com o gás, água e eletricidade.

Contacte os seus credores

Contactar os seus credores para conseguir acordar com eles uma redução dos montantes dos pagamentos mensais durante algum tempo. Se está a pagar empréstimos bancários acorde um valor mais baixo, se está a pagar o ginásio, opte por suspender a sua adesão durante alguns meses. Pode ficar surpreendido com o dinheiro que poupa ao fazer estas decisões. Adicionalmente, pode-se focar apenas no pagamento mínimo das suas dívidas, de modo ao seu dinheiro durar mais tempo.

Comece a procurar emprego

Foque a sua energia na procura de um novo emprego. Deve procurar um emprego igual ao seu anterior. Pode despender do tempo que normalmente passaria a trabalhar a essa tarefa e candidatar-se a ofertas de emprego. Expanda as suas buscas a empregos onde seria considerado qualificado com um salário aceitável.

Até pode gostar de mudar o rumo da sua carreira, deste modo verifique se é necessário atualizar o seu currículo para esse efeito.

Mantenha-se focado

Tente não se ir abaixo. Se a economia está lenta, provavelmente irá demorar algum tempo a encontrar emprego, por isso seja paciente e mantenha-se positivo.

Se está quase sem dinheiro, tente incluir nas suas opções um emprego no regime de part-time e assim pode continuar a pagar as suas contas, até encontrar algo melhor. Investigue empregos temporários, sempre são uma opção viável enquanto procura por algo mais consistente e duradouro.

Foque-se na sua recuperação económica

Assim que encontrar um emprego, é necessário focar-se na sua recuperação económica, ou seja, atualizar os pagamentos em atraso e voltar a poupar para o seu fundo de emergências. Isto será uma grande ajuda para recuperar desta situação desgastante, principalmente se voltar a acontecer.

Se não estava preparado para uma situação destas, deve aprender com o que aconteceu. Esta situação desagradável vai servir como uma lição para estar preparado, caso haja uma próxima.

 

Fonte: The Balance Careers