erro no trabalho

Imagine que não está nos seus melhores dias e que dá uma má resposta a quem não deve no seu local de emprego.

Se cometeu um erro no seu trabalho, seja este ou outro qualquer, o melhor é reparar a situação o quanto antes, tal como Adrian Granzella Larssen também aconselha.

Veja o que deve fazer:

1. Desculpar-se Imediatamente

Na verdade, só há uma forma de resolver a situação, e essa é a de confessar e pedir desculpas. Você deve reconhecer o seu erro, mostrar remorsos sinceros pelo que fez e explicar o que vai fazer no futuro, para que a situação não se volte a repetir.

Não ceda ao primeiro impulso de querer fugir, desaparecer da empresa durante uma semana, com desculpas de que apanhou uma intoxicação alimentar ou algo do género.

Apesar de ser difícil enfrentar os seus colegas e superiores, o melhor é encher-se de coragem e assumir tudo o mais rápido possível.

Evite também estes 4 tipos de atitudes que afectam o seu trabalho.

2. Assumir as consequências

Alguns erros podem sair caros. A empresa pode instaurar um processo disciplinar e você pode ser castigado pelo que fez.

Se o erro foi mesmo da sua parte, assuma tudo e não argumente. Não tente dizer que não teve culpa, quando é óbvio que teve. Não fale nos outros colegas e não lhes ponha as culpas em cima.

Se sabe que errou, aceite as consequências das suas acções.

Dependendo daquilo que fez, aceitar as consequências pode significar ter que marcar uma reunião desconfortável para acalmar as coisas com um cliente ou ter que trabalhar 20 horas extra para recuperar o arquivo que apagou do sistema da empresa.

Seja o que for, faça-o, e sem reclamar. Isso vai demonstrar que levou o seu erro a sério, e, se calhar, este até é um pequeno preço a pagar para manter o seu emprego.

A consequência pior vai ser mesmo a de que vai estar “debaixo de olho” durante algum tempo. Isto significa que tem que dar o seu melhor no trabalho (chegar cedo, ficar até mais tarde, etc.).

Mas mantenha-se positivo e mostre a toda a gente que está disposto a pagar pelo erro e a melhorar o seu desempenho.

Além disso, faça tudo o que puder, para que o erro não volte a acontecer.

 

Saiba que não está sozinho

Ok, o que você fez foi verdadeiramente mau. Mas sabe uma coisa? Certamente não é o único que já fez asneira e nem vai ser o último.

Sim, podemos e devemos fazer tudo ao nosso alcance para sermos bons profissionais, colaboradores impressionantes e de preferência, boas pessoas. Mas, infelizmente, somos humanos, e acabamos por cometer erros no trabalho. Portanto, a melhor coisa que podemos fazer é recuperar, aprender com eles e avançar.

 

Siga estes conselhos e não deixe que um erro estrague a sua carreira ou que fique desempregado e com más referências no futuro. Foque-se nestes 5 tipos de pessoas que são promovidas no trabalho e vá em frente!