sem-emprego

Infelizmente,  tendo em conta mercado de trabalho competitivo português, existe a hipótese de perder o emprego actual.

Se lhe acontecer este azar, não desespere e comece logo à procura de um novo emprego, seguindo o Plano de 10 passos apresentado pela Money.

Plano de 10 passos para recuperar depois de ficar sem emprego

1. Mantenha a calma

Perder o emprego pode ser assustador. Deve tentar manter a calma e encarar a situação de forma confiante. “Se não posso ficar neste emprego, vou encontrar outro!”.

2. Controle as suas emoções

Se ficar enervado pela situação, controle as emoções. Provavelmente terá vontade de dizer umas “verdades” às chefias e colegas mas não o pode fazer. Lembre-se que os mesmos poderão ser referências valiosas para o seu próximo emprego.

3. Reveja os seus direitos

Informe-se sobre os seus direitos legais: indemnização, subsídio de desemprego, etc. Se necessário, pode contactar a Autoridade para as Condições do Trabalho e avaliar se o despedimento foi feito de forma legal.

4. Avalie a sua rede de contactos

Organize uma lista de todos os seus contactos que podem vir a ajudá-lo a encontrar emprego. Entre amigos, família, ex-colegas e utentes de associações onde esteja inscrito, é provável que alguém tenha conhecimento de uma vaga. O networking é sempre uma mais-valia na procura de emprego.

5. Actualize o seu CV

Após perder o emprego, tem que actualizar a informação constante no seu curriculum vitae. Aproveite para lhe dar um novo look e escrever todas as competências que adquiriu.

6. Procure informação online

Mantenha-se informado sobre o tipo de candidato que as empresas procuram, as áreas que estão a contratar, etc. Aproveite o tempo que está sem emprego para pesquisar informação que o ajudará a conseguir um emprego.

7. Procure empregos online

Visite sites de emprego e veja as ofertas de trabalho mais recentes. Pode filtrar as mesmas por área, função, região, etc., o que ajudará a encontram um emprego que se adequa ao seu perfil.

8. Considere trabalhar como freelancer

Procure trabalhos esporádicos na sua área de negócio – ajudá-lo-ão a manter as competências e são uma boa fonte de rendimento. Procure informação sobre o valor médio de cada trabalho e faça o seu preço de acordo.

9. Procure fontes de rendimento

Não pare de ter rendimentos. Procure trabalho temporário, faça do seu hobby uma fonte de rendimentos ou integre part-times como dar explicações, baby/dog sitting, etc.

10. “Aperte o cinto”

Depois de perder o emprego, é importante que comece a poupar. Evite comer em restaurantes, utilize menos o carro e corte em despesas supérfluas. Prepare-se para o pior, mas mantenha a esperança.

 

Perder o emprego é uma experiência emocionalmente desgastante. Sigas estas passos e consiga um novo emprego rapidamente.