entrevistas de emprego

As entrevistas de emprego são a sua oportunidade de mostrar que é o candidato ideal.

É importante, por isso, que não desperdice a oportunidade. Deve assumir um papel, tal como um actor, para garantir o sucesso da entrevista.

Veja aqui quais os papéis que não deve desempenhar, segundo a Money.

O candidato que fala demais:

O candidato que fala de mais fá-lo porque é confiante. O problema é que a extrema auto-confiança faz com que fale sem se focar no essencial. Este candidato acha que por falar mais, vai espantar o entrevistador. As suas respostas são longas, confusas e sem estrutura de pensamento.

Quando acaba de responder, nem entrevistador nem candidato se lembram de qual a pergunta.

Como resolver:

Este candidato deve preparar as suas respostas com antecedência. As mesmas devem ser estruturadas e mostrar a forma conseguiu superar desafios. A resposta deve explicar a situação, a tarefa concretizada, a acção que fez com que fosse bem sucedido e demonstrar os resultados.

O candidato que exagera nos detalhes:

Semelhante ao que fale demais, este candidato exagera nos detalhes. Caracteriza-se por se alongar demasiado na quantidade de detalhes que dá. Por exemplo: em resposta à questão “Fale-me de si”, este candidato irá falar de tudo – desde a faculdade até aos 7 empregos por onde passou. E vai, também, falar da sua vida pessoal.

O candidato que exagera nos detalhes acredita na honestidade, por isso tudo tem que ficar explícito… mesmo que demore uma hora a responder.

Como resolver:

Precisa de filtrar e eliminar todos os pormenores irrelevantes. Deve treinar respostas às questões colocadas em entrevistas de emprego. É benéfico que este candidato peça feedback honesto, sendo que o seu amigo/familiar deve parar o discurso quando o mesmo está a deixar de ser focado.

O candidato nervoso:

Sempre que vai a entrevistas de emprego, o coração deste candidato dispara. Começa a pensar que todo o futuro depende dos minutos que estará dentro da sala de entrevista. Quando a mesma começa, já está a suar e com dificuldade em expressar-se, por isso toda a entrevista corre mal.

Como resolver:

O candidato nervoso tem que mudar o mindset. Se a entrevista não correr bem, outras virão. Para além disso, não deve considerar que a entrevista é um interrogatório. Pelo contrário, deve ser um espaço comum de troca de informações, que o ajudará a determinar se quer aceitar a oferta. Para ajudar, deve fazer exercício de respiração.

O candidato distraído

Chega atrasado às entrevistas de emprego, com o telefone na mão e o pequeno-almoço na outra. Quando é chamado para entrar para a sala, não se lembra do nome dos recrutadores. Não conhece plenamente o seu CV e fica sem resposta a questões básicas do entrevistador.

Como resolver:

O candidato distraído esqueceu-se da importância das primeiras impressões. Para ter a certeza de que tudo corre bem, deve preparar-se para a entrevista no dia anterior.

O candidato vendedor:

Foi-lhe dito que devia tentar “vender-se” nas entrevistas de emprego. No entanto, este candidato está a exagerar, utilizando linguagem demasiado assertiva e falando somente do seus atributos e competências. O entrevistador vai reparar que o este candidato não conhece a cultura empresarial nem está a par das últimas notícias.

Como resolver:

A entrevista de emprego é a oportunidade para o candidato vender as suas competências. Mas, acima de tudo, é a altura ideal para mostrar aquilo que poderia trazer à empresa. Deve demonstrar como as suas competências vão ajudar as ultrapassar os obstáculos da empresa.

 

Evite ser uma destas personagens e seja bem sucedido em entrevistas de emprego!