As primeiras impressões têm um papel fundamental na perceção que o recrutador tem de si enquanto candidato. O que diz durante a primeira fase da entrevista pode fazer toda a diferença no fim da mesma – num modo positivo ou negativo.

Não vai querer passar uma imagem introvertida e pouco sociável, muito pelo contrário, vai querer demonstrar que tem as capacidades de comunicação necessárias para exercer o cargo. Por outro lado, se tem o mau hábito de chegar atrasado ou estar sempre colado ao telemóvel, tente contrariar esses comportamentos dias antes da entrevista, nenhum deles vai influenciar positivamente o seu desempenho.

Reveja os próximos passos antes de se apresentar, para poder deixar uma imagem positiva:

O que dizer quando chegar ao local

A primeira coisa que deve fazer é estar preparado para se apresentar à primeira pessoa que o receber. Quando chega ao local da entrevista apresente-se à(ao) rececionista indicando o seu nome e motivo da sua visita.

Seja respeitoso para com o seu primeiro contacto na empresa. Muitos recrutadores pedem a opinião aos rececionistas sobre o candidato. Se agir de forma rude ou desrespeitosa, pode estar a arruinar a sua oportunidade.

O que dizer quando conhecer o recrutador

É normal ter de esperar um pouco nos primeiros minutos para a sua entrevista. Depois, ou será acompanhado para a sala da entrevista, ou o recrutador poderá deslocar-se até à receção para o conhecer. Mesmo que tenha entrevista marcada apresente-se ao recrutador, para que este saiba quem é.

Levante-se, caso esteja sentado, e tente cumprimentar o recrutador com um aperto de mão, mesmo que este não o faça imediatamente. É uma questão de etiqueta incluir um aperto de mão como forma de cumprimento. Diga que tem gosto em conhecer o recrutador e sorria, sem nunca se esquecer de fazer contacto visual.

Não cometa erros comuns, como a falta de atenção ou utilizar uma vestimenta desadequada à ocasião. E se tem consciência que situações destas o deixam nervoso e com as mãos transpiradas, dirigia-se à casa-de-banho antes da entrevista e lave a mãos.

Mantenha a sua apresentação curta e clara

Vai ter a oportunidade de falar sobre si mais aprofundadamente durante a entrevista. A maioria dos recrutadores começam a entrevista com a típica questão: “Fale-me sobre si.”. A base da sua resposta deve focar-se nos elementos-chave que irão permitir exercer o cargo em questão e forma excelente.

Estruture um discurso curto e pratique-o antes da entrevista, com foco nas suas capacidades e experiências, e até qualidades pessoais que poderão ser uma mais valia para a empresa.

Foque-se nas suas qualidades

A sua apresentação deve ser clara/concisa o suficiente para captar o interesse dos recrutadores. Geralmente, um resumo das suas melhores qualificações será suficiente. Poderá também mencionar detalhes que, apesar de não serem essenciais para o cargo, demonstram um pouco a sua personalidade.

O seu objetivo é conectar-se pessoalmente com o recrutador, assim como demonstrar que é um candidato apto para exercer o cargo em questão. Esta é a sua oportunidade para vender os seus melhores atributos, por isso aproveite ao máximo.

Inicialmente os seus comentários devem refletir o entusiasmo pelo emprego e pela empresa, contudo não se estenda na sua apresentação, pois o recrutador trabalhar segunda uma agenda e outros compromissos, por isso adote um discurso curto.

Prepare-se para questões

Após a sua breve apresentação, é de esperar que o recrutador coloque algumas questões. Deste modo, prepare-se para justificar tudo o que disse anteriormente.

Detalhe exemplos específicos de como e onde utilizou determinadas competências com sucesso, desde atividades voluntárias a projetos académicos.

No entanto, deve ter sempre questões planeadas atempadamente, para as colocar no fim da entrevista, ou assim que o recrutador lhe perguntar se tem questões a fazer.

Lembre-se que os seus modos importam

Independentemente da oferta a que se está a candidatar, é esperado de si um comportamento profissional durante o decorrer do processo da entrevista, desde o cumprimento até ao agradecimento no fim da entrevista.

Lembre-se do que deve dizer, do que deve trazer (apenas o necessário), e como responder e colocar questões educadas e profissionais para deixar uma boa imagem.

 

Fonte: The Balance Careers