O Job Summit está prestes a chegar com a sua primeira Edição Turística. Dia 19 de fevereiro, ente as 09h e as 20h, poderá interagir com dezenas de empresas dos setores de Turismo, Restauração e Hotelaria.

A nossa Feira Virtual de Emprego permite o contacto entre o candidato e o mercado de trabalho em tempo real, num só evento e a partir do conforto da sua casa. Os participantes podem conversar com os recrutadores, conhecer mais detalhadamente as oportunidades únicas de cada empresa, e existe sempre a possibilidade de terminar sessão com uma entrevista de emprego presencial marcada ou até mesmo uma proposta.

No entanto, até chegar a este ponto é necessária alguma preparação por parte do candidato, uma vez que participar neste género de eventos é sempre um desafio imprevisível. Tudo começa com a sua apresentação:

1. Prepare-se atempadamente

Nunca improvise quando for iniciar uma conversa com uma empresa. Dedique algum tempo antes à sua preparação. Considere acompanhar o seu currículo com um cartão com os seus contactos, tenha sempre o seu currículo atualizado e no formato correto, para evitar erros ou que o mesmo seja enviado desformatado para o recrutador e tenha uma versão em papel ao seu lado, caso seja necessário acompanhar o mesmo enquanto fala com o recrutador através do seu computador.

2. Pesquise as empresas

Este é um tópico que nunca é demais destacar. Antes de iniciar a conversa com um recrutador, tenha a sua pesquisa já preparada. Faça da sua obrigação conhecer a empresa, os seus valores e projetos (o website costuma ter este género de informação). Observe a lista de empresas participantes antes de iniciar o evento e destaque aquelas que lhe são mais interessantes.

3. Tenha questões preparadas

Prepare uma lista de questões a colocar, para ter a certeza que os nervos não o prejudicam. Como dito anteriormente, pesquise os websites das empresa, para se sentir mais familiarizado com o fit cultural. A missão e os valores também são um ponto de referência. Uma boa lista de questões inclui perguntas como “Quais são as competências que procura no candidato para a posição de X?” ou “Quais são os maiores desafios desta oportunidade?”.

4. Tenha um breve discurso preparado

Uma pequena introdução sobre as suas competências, experiência e objetivos são uma boa forma de se apresentar. Tenha um breve discurso preparado antes do dia da feira. Se acredita que não o consegue fazer sozinho, peça ajuda a amigos e família, e partilhe com eles os seus pensamentos e ideias. Um conselho: não se alongue demasiado, isto é um breve discurso.

5. Contacte as empresas por ordem de prioridade

Como foi mencionado anteriormente, liste as empresas que mais lhe interessam, para que possa utilizar o seu tempo da forma mais eficiente possível. Depois, basta iniciar conversa com as empresas pela ordem de prioridade. Assim pelo menos tem a certeza que conseguiu conversar com as empresas que realmente pretendia, e se conseguir algum tempo extra com outras empresas, são mais uns pontos a seu favor.

6. Envie um follow-up depois da feira

Dedique algum do seu tempo para enviar um e-mail de agradecimento. Envie assim que possível após o fim da feira. É uma boa forma de deixar uma boa imagem na mente dos recrutadores.

 

Pontos-Chave:

Prepare-se antes da feira: aperfeiçoe o seu currículo e considere enviar juntamente com o mesmo, um cartão com os seus contactos. Pense nas empresas que pretende contactar.

Tenha uma lista de questões preparada: o que pretende saber sobre estas empresas? Questione os recrutadores acerca de competências e tudo o que a empresa valoriza na sua cultura.

Prepare uma breve apresentação: é realmente uma breve introdução. O objetivo é destacar as suas competências, experiência e objetivos.

Envie um follow-up após a feira: envie um e-mail de agradecimento aos recrutadores com quem conversou, agradeça o tempo e a oportunidade que teve em conhecer melhor as suas empresas e projetos.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Siga estes conselhos e aproveite o Job Summit – Edição Turismo ao máximo. Até ao momento já estão 20 empresas confirmadas. Aproveite a oportunidade e registe-se já!