Algumas empresas optam por realizar entrevistas de emprego a vários candidatos ao mesmo tempo. As dinâmicas de grupo têm como objectivo compreender se o candidato tem capacidade de liderança, trabalha bem em equipa e se consegue expressar a sua opinião num grupo grande.
Por norma, os recrutadores dividem os candidatos em dois tipos: líderes e seguidores, embora os candidatos possam revelar características de ambos os tipos. Idealmente, deverá estar no grupo dos líderes pois são mais facilmente contratados.
Siga estas dicas para ser bem sucedido numa dinâmica de grupo:
- Pesquise sobre a empresa – Quanto mais souber sobre a empresa e o entrevistador, mais facilmente consegue destacar-se dos demais candidatos. Utilize as redes sociais, site da empresa e notícias para ficar a conhecer melhor a realidade do mercado onde a empresa se insere.
- Vista-se de forma apropriada – Durante a pesquisa inicial terá oportunidade de compreender qual a cultura empresarial. A roupa que vestir para a dinâmica de grupo deve espelhar a “personalidade” da empresa. Para sobressair dos outros candidatos, opte por um acessório marcante – mas não exagere, ou poderá ficar gravado somente como o candidato “do laço/colar/lenço” e não como o candidato “perfeito para a vaga”.
- Leve uma pasta com o seu CV e portefólio – Mesmo que não lhe seja pedida uma cópia do CV, o simples facto de carregar uma pasta com aspecto profissional faz a diferença.
- Chegue 10/15 minutos antes da hora – Em entrevistas individuais pode ser um pouco rude chegar muito adiantado. Numa dinâmica de grupo, é uma óptima forma de se dar a conhecer ao entrevistador antes de começar a entrevista. Assim, o mesmo lembrar-se-à mais facilmente do seu nome e cara, o que vai pesar no processo de decisão.
- Controle a linguagem corporal – Sente-se com as costas direitas, incline-se ligeiramente para a frente e evite tiques nervosos. Deve ter atenção à sua postura, mesmo quando não for a sua vez de falar.
- Prepare a sua apresentação – Por norma, no início da dinâmica de grupo, é pedido aos candidatos que se apresentem. Tenha um discurso de 1/2 minutos preparado, que envolva o seu nome, principais competências e experiência profissional e um pormenor que o faça destacar-se dos demais.
- Demonstre interesse – Basta um pequeno aceno de cabeça para mostrar ao entrevistador que o está a ouvir. Mostre-se entusiasmado com as questões e desafios que lhe forem colocados.
- Seja o primeiro a responder (algumas vezes) – Para se destacar como líder, deve ser o primeiro a responder a algumas das questões colocadas. Tenha atenção para não ser sempre o primeiro, pois parecerá demasiado agressivo.
- Não interrompa os outros candidatos – A boa educação é sempre a primeira regra na procura de emprego. Demonstre que sabe trabalhar em equipa ao deixar os seus (futuros) colegas terminar as suas exposições e, só depois, argumente o seu ponto de vista.
- Faça perguntas – Tenha preparada uma lista de questões para colocar no final da dinâmica de grupo. Esta é uma das melhores formas de se destacar, já que prova o seu interesse e conhecimentos sobre a empresa.
- Despeça-se do entrevistador – Antes de se ir embora, dê um aperto de mão ao entrevistador, agradeça a oportunidade e mostre-se interessado na vaga. Está comprovado que as últimas memórias são as mais fortes.
Fonte: HireMe 101