encontrar emprego

Para encontrar emprego em breve, siga estas dicas:

1. Dedique-se a 100% até encontrar emprego

Procurar emprego é um trabalho full-time: deve pesquisar ofertas de emprego, melhorar a sua candidatura, aumentar os seus conhecimentos e, se possível, ganhar experiência através de voluntariado ou part-time.  Procure emprego diariamente para não perder nenhuma oportunidade. Não desanime e empenhe-se até encontrar emprego.

2. Procure nos sites de emprego certos

Alguns sites de emprego não controlam a colocação de anúncios, pelo que existem algumas ofertas fraudulentas. No Alerta Emprego verificamos a credibilidade das empresas antes das mesmas colocarem os anúncios, de forma a garantir que todas as ofertas são credíveis.

3. Esteja presente no LinkedIn

O LinkedIn é a rede social para profissionais, que lhe permite mostrar  seu percurso profissional e competências, ao mesmo tempo que as suas referências atestam a sua qualidade como trabalhador. Os empregadores utilizam esta rede social regularmente, pelo que é obrigatória a sua presença.

4. Faça Networking

O networking envolve a criação de relações entre indivíduos, que se poderão traduzir em vantagens a nível profissional. Embora o objectivo do networking não deva ser somente a procura de trabalho, a realidade é que esta é uma óptima ferramenta que auxilia os candidatos a conseguir um emprego.

Estabeleça fortes relações profissionais e tenha acesso a informação privilegiada sobre vagas de emprego.

5. Aposte em Formação

Para encontrar emprego deve melhorar-se sempre. Apostar em formação vai fazer com que tenha uma vantagem sobre os demais candidatos, dando-lhe maior hipótese de ser contratado. Pode optar por formação superior (licenciatura, mestrado, doutoramento, MBA), formação técnica na sua área de trabalho ou acções de formação/workshops para enriquecer o currículo.

6. Crie um Curriculum Vitae vencedor

O CV é, provavelmente, a ferramenta de procura de emprego mais valiosa. Escreva um currículo que mostre a sua experiência mais relevante, bem como as suas principais competências. Venda-se como candidato quantificando os seus feitos profissionais (ex: “Liderei uma equipa de 15 pessoas, tendo aumentado a sua produtividade em 20% no espaço de um ano”).

7. Pesquise a(s) empresa(s) a que se vai candidatar

Ganhe vantagem sobre os outros candidatos ao revelar que conhece a empresa e os seus objectivos futuros. Pesquise o site da empresa, redes sociais e notícias recentes e descubra quais os maiores obstáculos que a mesma pretende ultrapassar. Utilize esta informação para personalizar a sua candidatura e manter uma conversa fluída na entrevista de emprego.

8. Escreva uma Carta de Apresentação entusiasmante

Enquanto efectua pesquisa, compreenda a cultura da empresa. Utilize um discurso que vai de encontro à “personalidade” da instituição para criar uma ligação com o recrutador. Escreva a carta de apresentação de forma a despertar curiosidade para o seu CV.

9. Brilhe na Entrevista de Emprego

Só irá encontrar emprego se a entrevista correr  bem. Prepare-se atempadamente para responder às perguntas do entrevistador e formule questões para lhe colocar. Tenha atenção à linguagem corporal e mostre a sua personalidade -relaxe e deixe os nervos à porta.

10. Negoceie a Oferta de Emprego

Se não concordar com a proposta que a empresa lhe fez, negoceie-a. Procure saber qual o ordenado médio entre os seus pares e avalie as suas próprias competências. Se conhecer o seu valor será mais fácil convencer o recrutador a subir o salário ou tornar o horário flexível. Por outro lado, também deve estar disposto a dar algo em troca: empenho, horas extra, resultados…

Por fim, formalize o acordo por escrito e confirme todas as informações constantes no contrato.

11. Seja um colaborador exemplar

Depois de encontrar emprego, deve esforçar-se para manter o seu lugar na organização: seja pró-activo, de confiança e indispensável. Mostre ao recrutador que fez a escolha acertada quando o contratou!