dos don'ts novo emprego

 

Encontrar um novo emprego é uma tarefa complexa e demorada: é necessário enviar dezenas de CVs e ir a várias entrevistas de emprego até lhe ser feita uma oferta de trabalho.

Por isso, quando começa um novo emprego precisa de demonstrar ao empregador que fez a decisão correcta.

O que fazer num novo emprego

Trace objectivos  Reúna com as suas chefias para perceber quais são os objectivos para os primeiros 90 dias de trabalho. Monitorize o seu avanço para garantir que alcança os objectivos acordados.

Crie relações – Estabeleça relações com os seus novos colegas. Algum deles pode até vir a tornar-se seu mentor e investirá no seu progresso dentro da empresa. Para tal, passe mais tempo com colaboradores da empresa: junte-se a eles para beber um café ou almoçar.

Peça feedback – Peça a opinião às suas chefias e a colegas em quem confia: o que está a fazer bem? O que pode melhorar? Sem feedback não saberá se está a ter o desempenho esperado.

Faça-se ouvir – Esteja atento às novidades e temas em debate. Exprima a sua opinião (bem fundamentada) para se destacar. A pró-actividade é uma das competências mais valorizadas pelos empregadores.

Envolva-se com a empresa – Participe nos eventos organizados pela empresa: jantares de grupo, workshops e iniciativas de responsabilidade social. Mostre interesse pelas causas que a empresa apoia. Aproveite estes eventos para fortalecer a sua rede de networking e conhecer melhor as chefias e colegas de outros departamentos.

Faça perguntas – Não tenha receio de fazer perguntas. Se tem dúvidas sobre o seu trabalho, é melhor questionar do que se arriscar a fazer um erro.

Inove – Dê ideias de melhorias a aplicar aos produtos ou a processos da empresa. Pesquise sobre novas soluções/métodos e apresente-os às suas chefias.

Ofereça-se para participar em grande projectos – Mostre-se disponível para participar em projectos complexos: revela pró-actividade e confiança. Voluntarie o seu trabalho somente quando tiver a certeza que consegue alcançar o resultado esperado.

Aprenda mais sobre a indústria – Pesquise sobre a empresa e concorrentes. Siga especialistas e integre grupos de profissionais nas redes sociais. Mantenha-se informado sobre os desenvolvimentos na indústria e utilize esses dados para inovar.

Envolva-se nas redes sociais da empresa – Siga a empresa no Facebook, Twitter e LinkedIn. Adira a grupos de funcionários para estar a par de todas as notícias. Utilize estes espaços para fazer o seu nome destacar-se – pode vir a ser útil quando quiser pedir um aumento de salário.

 

O que não fazer num novo emprego

Não seja descuidado – Ao início, as chefias e colegas estarão bastante atentos ao seu trabalho para garantir que o executa com a qualidade esperada. Tenha especial cuidado com erros ortográficos, faltas de atenção, esquecimentos, atrasos… Este é o momento de provar que fizeram uma boa escolha quando o contrataram.

Não esteja à espera que confiem em si desde o início – O respeito e confiança ganham-se ao longo do tempo. Faça trabalho com qualidade e subirá na consideração dos seus colegas e chefias.

Não abuse do uso da tecnologia – Algumas empresas vedam o acesso às redes sociais e uso do telemóvel em horário de trabalho. Mesmo que este não seja o caso no seu novo emprego, deve evitar distrair-se com a tecnologia.

Não “fuja” das chefias – Se fizer algum erro, reporte-o imediatamente aos seus superiores. Eles podem ajudá-lo a resolver o problema e ficarão agradecidos pela sua frontalidade.

Não ignore a cultura empresarial – Esteja atento à forma como as pessoas se cumprimentam, onde almoçam, o que vestem e outros pormenores semelhantes. Adapte-se para pertencer à cultura empresarial: terá maiores chances de ficar na empresa a largo prazo.

 

Siga estas dicas simples para mostrar ao empregador que fez a decisão correcta quando o contratou.

 

Fonte: The Daily Muse