A feira de emprego pode ser uma das formas mais rápidas de encontrar potenciais recrutadores, mas pode também ser uma perda de tempo se nem souber por que razão lá está. Não cometa o erro de ficar a andar às voltas na sua primeira feira de emprego. Saiba como se preparar:

Estude a planta do evento

Uma das coisas mais comuns são as pessoas que andam às voltas sem ideia do que fazer. Primeiro que tudo, tem de saber à partida que tendas ou espaços vão ao encontro do seu perfil profissional. Se procura emprego no setor das tecnologias, então não precisa de perder tempo com empresas a recrutar para cargos administrativos.

Também ajuda saber onde se encontram as vagas abertas, uma vez que algumas empresas apenas marcam presença nestas feiras para analisar potenciais talentos. Estas são as últimas empresas a abordar. Caso se depare com empresas que estão a realizar entrevistas no próprio dia, então comece por abordar essas primeiro.

Comporte-se de forma profissional

As primeiras impressões são tudo ou nada. Jamais entraria numa entrevista com calças de fato-de-treino sujas da noite anterior, certo? Então, o mesmo se aplica a uma feira de emprego. Evite perfumes e águas de colónia o máximo possível, uma vez que estes espaços também evitam ter determinadas fragrâncias.

Quando vai a uma feira de emprego, está praticamente a vender-se a potenciais recrutadores, por isso o seu objetivo principal é deixar uma boa imagem. Isto significa que deve estar vestido adequadamente e não se esqueça do desodorizante – acontece! Leve um na sua pasta, caso sofra daquele suor nervoso.

Tenha consigo diversas cópias do seu currículo

Tal como planeia a sua rota para o grande dia, é bom certificar-se que possui cópias suficientes do seu cv para os recrutadores. Leve consigo um pouco a mais do que o planeado, uma vez que várias tendas podem ter mais que um recrutador.

Não se esqueça de atualizar o mesmo e de estar organizado cronologicamente se estiver a candidatar-se a diferentes tipos de cargos. Caso um recrutador lhe peça para enviar o seu currículo por email, estruture-o de acordo com o cargo a que se está a candidatar.

Saiba que tipo de perguntas lhe podem ser questionadas

Pesquise atempadamente todas as empresas que lhe interessam e que estarão na feira. Isto dá-lhe a oportunidade de ficar à frente de outros candidatos, uma vez que a sua primeira ação tem o objetivo de impressionar os recrutadores com o que sabe sobre as suas empresas.

Perceba que tipo de perguntas lhe podem ser impostas, se eles estão curiosos sobre a sua experiência profissional ou competências. Pode prepara-se através de uma análise aos pontos fortes e fracos da empresa e as suas oportunidades e ameaças (SWOT) e depois elaborar questões com base nesses aspetos. Mas também pode optar por algo mais simples como ler o website da empresa e questionar os recrutadores sobre o que aprendeu.

Prepare um pequeno discurso

Como já foi referido, as primeiras impressões são tudo ou nada, especialmente para o recrutador. Eles vão estar atentos à sua postura, se está muito nervoso e a todo o seu comportamento.

Vai querer estar no seu melhor quando interagir com as empresas pela primeira vez. Prepare um pequeno discurso que represente a sua pessoa e porque é um bom investimento para a empresa, algo muito resumido, mas direto e eficaz.

Treine esse discurso o suficiente para não gaguejar ou atrapalhar-se com as palavras ou acabar por dizer algo completamente diferente que deixa uma má impressão.

Guarde os cartões de negócio

Esta é a melhor altura para começar a criar uma rede de conexões. É a sua primeira feira de emprego e por isso será muito intimidante. O objetivo é aproveitar a feira ao máximo, certo? Então guarde os cartões dos recrutadores com quem interagiu, especialmente daqueles que pertencem ao seu setor preferido.

Conheça outros candidatos que procurem emprego – eles também podem ter contactos úteis para si.

Também pode pensar mais à frente e criar/trazer o seu próprio cartão de negócios. Isto pode impressionar alguns recrutadores. Assim que guardar esses cartões, não se esqueça de escrever um follow-up email ao fim do dia a agradecer ou a dar continuidade ao que debateram na feira de emprego.

 

Fonte: Lifehack