O entrevistador terá sempre perguntas para lhe fazer, mas algumas podem-lhe parecer estranhas. Saiba então como se preparar para perguntas incomuns na entrevista.

Existem perguntas mais comuns que já estará à espera, como “Quais são os seus pontos fortes e os fracos?”, mas existem outras mais inusitadas e que o podem deixar nervoso.

Seja qual for a pergunta não haverá uma resposta politicamente correta, o entrevistador apenas quer perceber como você lida com situações difíceis e como as resolve.

Na verdade, não há uma forma real de se preparar para perguntas incomuns na entrevista, mas há forma de garantir que a sua comunicação e as respostas deixem uma mensagem positiva.

1. Mantenha-se positivo na sua abordagem

Concentre-se no que tem para oferecer e expresse a sua confiança, com um tom positivo. Assim, passará uma boa impressão ao recrutador.

Mesmo quando lhe perguntarem sobre os seus pontos fracos, aborde a questão de forma direta para a transformar num ponto mais positivo, por exemplo, como resolveria um problema.

2. Não reafirme o negativo

Se o recrutador colocar uma pergunta com conotação negativa, não siga isto na sua resposta.

Por exemplo, é-lhe questionada qual a sua maior fraqueza, evite dizer “a minha maior fraqueza é…”. Em vez disso, explique o que fez para resolver o problema e como obteve sucesso com isso.

3. Use o seu lado criativo e humorístico

Nem todas as perguntas numa entrevista têm de ser respondidas de forma séria. As perguntas mais incomuns costumam ser feitas também para testar a sua criatividade e humor.

Então, não deixe que estas perguntas o confundam e a melhor maneira de fazer isso é aceitar a pergunta com um pouco de humor e responder da mesma maneira.

4. Nunca diga “não sei”

Uma resposta destas mostra ao entrevistador que você não está preparado e desiste facilmente perante os desafios.

Reserve um momento para processar a pergunta e analise como pode responder de forma a expressar ainda mais o seu caráter e as suas capacidades.

 

Então, o segredo para se sair bem numa entrevista de emprego, no que se refere à comunicação e à sua resposta às perguntas, é permanecer equilibrado e seguro de si.

Por isso, é importante saber como se preparar para perguntas incomuns na entrevista. Além disso, dê sempre uma resposta que mostra que você é a pessoa indicada para a função.

Fonte: Work It Daily