Seria ótimo se já soubesse que perguntas lhe vão ser colocadas e assim já fosse preparado. Isso não é possível adivinhar, mas saiba já as perguntas mais comuns numa entrevista e como responder.

Mas atenção, não use uma resposta pré-feita, seja natural e mostre ao recrutador que você merece o lugar.

Com a ajuda do The Muse, damos-lhe uma lista de mais de 40 das perguntas mais comuns de uma entrevista, junto com conselhos de como deve responder.

1. Fale sobre si

Esta pergunta é básica e muita gente não sabe responder. Não relate todo o seu histórico profissional (ou pessoal). Em vez disso, mostre porque é que é a pessoa certa para o trabalho.

2. Como soube desta oferta?

Aqui há várias opções, se:

  • Soube através de alguém conhecido, indique o nome da pessoa;
  • Descobriu a empresa num artigo, diga-o;
  • Encontrou num site de empregos, aleatoriamente, diga o que o chamou a atenção.

3. Porque deseja trabalhar nesta empresa?

Cuidado com as respostas genéricas! Faça a sua pesquisa sobre a empresa, veja o que mais lhe interessa na cultura da mesma e diga-o.

4. Porque quer este trabalho?

As empresas querem contratar pessoas que sejam apaixonadas pelo trabalho, então deve ter uma boa resposta sobre por que quer o cargo.

5. Porque devemos contratá-lo?

Tem de referir três pontos: que pode e consegue fazer o trabalho, que conseguirá ótimos resultados, que se irá encaixar na equipa e cultura e que será melhor que qualquer outra pessoa.

6. O que pode trazer para a empresa?

O entrevistador não quer apenas saber a sua experiência, querem saber que você entende os desafios e problemas que a empresa e equipa enfrentam e como os pode ajudar a resolver.

7. Quais são os seus pontos fortes?

Não recite uma lista de adjetivos, pense em qualidade e não quantidade. Assim, este é um excelente momento para se vender.

8. Quais considera as suas fraquezas?

Aqui o entrevistador estará, além de identificar pontos negativos em si, avaliar a sua autoconsciência e honestidade.

9. Qual a sua maior conquista profissional?

Nada mostra mais que você é a pessoa certa que um histórico de obtenção de resultados surpreendentes. Então, não seja tímido ao responder a esta pergunta!

10. Conte um desafio ou conflito que enfrentou no trabalho e como lidou com ele

Pode não estar preparado para falar disso em entrevista, mas se questionarem, não finja que nunca teve. Seja honesto e explique a situação.

11. Conte um momento em que demonstrou habilidades de liderança

Não precisa ter um título sofisticado para agir como líder ou demonstrar habilidades de liderança. Pense numa ocasião em que liderou um projeto, tomou a iniciativa de propor um processo alternativo ou ajudou a motivar sua equipa a fazer algo.

12. Em que momento discordou de uma decisão tomada no trabalho?

A ideia aqui é mostrar como você lidou com uma desavença profissional e aprendeu com essa experiência.

13. Conte um erro que cometeu

Acima de tudo ser honesto. Não coloque a culpa noutras pessoas, explique o que aprendeu com o seu erro e que medidas tomou para garantir que não voltaria a acontecer.

14. Conte uma ocasião em que falhou

Esta questão é semelhante à anterior, certifique-se de escolher uma falha real sobre a qual possa falar honestamente.

15. Porque quer deixar o seu atual emprego?

Esta questão pode ter a certeza que será feita. Mantenha as coisas positivas, não ganha nada em falar mal do seu atual empregador.

16. Porque foi despedido?

Mais uma vez, seja honesto. Se foi demitido por motivos de desempenho, mostre como isso se tornou num ponto construtivo para si.

17. Porque teve uma lacuna no seu emprego?

Pode ter estado sem trabalhar para cuidar de algum familiar, por questões da sua saúde ou até viajar, também pode não ter conseguido o emprego certo até agora. Seja o motivo que for, esteja preparado para discutir esta lacuna.

18. Pode explicar porque mudou os seus planos de carreira?

Então, explique ao entrevistador porque tomou as decisões que tomou na sua carreira. Mais importante, dê exemplos de como a sua experiência anterior pode ser transferida para a nova função.

19. Qual o seu atual salário?

Aqui há diversas estratégias que pode usar. Por exemplo, pode reformular a questão em torno das suas expetativas ou requisitos salariais ou partilhar realmente o valor que recebe se achar que irá funcionar a seu favor.

20. O que gosta menos no seu trabalho?

A melhor forma de lidar com esta questão é pensar numa função que a oferta a que se candidata tem e que o seu atual trabalho não tem. Assim, pode manter a conversa positiva e mostrar como está entusiasmado.

21. O que procura num novo cargo?

Idealmente deve responder as mesmas coisas que este cargo lhe oferece.

22. Que tipo de ambiente de trabalho prefere?

Procure ir ao encontro do ambiente da empresa a que se candidata. Seja específico.

23. Qual o seu género de gestão?

Os melhores gerentes são fortes, mas flexíveis. Então, é isso que deve mostrar na sua resposta.

24. Como é que o seu chefe e colegas o descreveriam?

Mais uma vez e em primeiro lugar, seja honesto. Lembre-se que o recrutador pode ir pedir referências suas a antigos chefes e colegas. Em segundo lugar, tente especificar pontos fortes e características que ainda não tenha referido.

25. Como lida com a pressão?

Esta é uma questão muito importante, à qual vai querer fugir mas não pode pois é um grande ponto de avaliação. Fale das estratégias que usa para lidar com a pressão.

26. O que gosta de fazer nos tempos livres?

Esta é uma questão usada para que o recrutador o conheça melhor, então aqui é deixar a sua personalidade brilhar.

27. Está a pensar ter filhos?

O tipo de perguntas pessoais, como esta, muitas vezes é para o recrutador apenas uma forma de puxar assunto. Ainda assim, se não achar adequado que lhe questionem isso para a função em questão, pode dar a volta à questão de forma a não responder.

28. Como prioriza o seu trabalho?

Comece por falar de algum sistema que use para priorizar as tarefas no seu dia. Pode usar casos reais de como lhe tenha surgido um trabalho de última hora e como deu a volta à sua agenda para o fazer.

29. O que mais o apaixona?

Se lhe perguntam isto é porque o querem conhecer melhor, então pode alinhar a sua resposta com a função a que se candidata.

30. O que o motiva?

Certifique-se que o entrevistador percebe que você está entusiasmado com esta oferta e motivado para ter sucesso, caso seja o candidato escolhido.

31. Quais os seus maiores ódios?

O entrevistador só quer perceber se você se irá enquadrar na empresa e que não terá conflitos. Então, procure ir de encontro à cultura e ambiente da empresa.

32. Como gosta de ser gerenciado?

Para responder a esta questão, pense no seu passado, aquilo a que se ajustou melhor ou pior com os seus antigos chefes.

33. Onde se vê daqui a 5 anos?

Seja honesto e objetivo sobre os seus objetivos futuros. Tenha em conta que o entrevistador irá querer saber se você tem ambições, se definiu expetativas realistas para a sua carreira e se a posição está alinhada com as suas expetativas.

34. Qual é o seu emprego de sonho?

Aqui, o entrevistador irá perceber se a função a que se candidata está alinhada com o os seus objetivos. Fale dos seus objetivos e ambições e como esta função o levará a atingi-los.

35. Em que empresas está em processo de entrevista?

Nesta resposta há duas opções para o recrutador, ou quer saber o quão você leva a sério a candidatura à oferta ou com que empresas estão a competir por si.

36. O que o torna único?

Dê-lhes um motivo para o escolherem a si. A chave é manter a resposta relevante para a função.

37. O que devo saber que não esteja no seu currículo?

É um bom sinal de que o recrutador está interessado em si. Provavelmente significa que viram o seu currículo, você encaixa-se na oferta e querem saber mais sobre si.

38. Como seria os seus primeiros 30, 60 ou 90 dias nesta função?

Pense nas informações que obteve sobre a empresa e a equipa e com as quais se precisa de familiarizar e entre com a sua resposta por aí.

39. Quais são as suas expetativas de salário?

Pode usar uma destas três estratégias:

  1. Dê um intervalo salarial, ou seja, mantenha o limite mínimo entre o médio e o alto do que realmente espera;
  2. Inverta a questão: tente algo como “É uma boa questão, seria ótimo se me pudesse dizer o intervalo para esta função”;
  3.  Atrase a resposta: diga ao entrevistador que gostaria de saber mais sobre a função ou do restante pacote de remuneração antes de discutir o pagamento.

40. O que achas que poderíamos melhorar ou fazer de forma diferente?

Comece por elogiar a empresa ou um produto da mesma, se seguida, dê a sua opinião de forma construtiva.

41. Quando pode começar?

Deve definir expetativas realistas. Então, se precisar de dar tempo ao seu atual empregador, seja honesto e diga-o.

42. Está disposto a mudar?

Aqui há a hipótese de responder sim ou não. Então, o cenário mais simples é que esteja totalmente aberto a mudar e estaria disposta a fazê-lo para esta oportunidade. Caso contrário, se a resposta for não, pode atenuar a questão oferecendo alternativas, como trabalhar remotamente.

43. Quantas bolas de ténis pode colocar numa limusine?

Sim, este tipo de questão (bem como as seguintes) são colocadas para o testar. Aqui não há uma resposta errada, o recrutador só quer ver se tem uma forma sistemática e lógica de responder.

44. Se fosse um animal, qual gostaria de ser?

Este é um teste à sua personalidade. O entrevistador só quer ver se você consegue pensar por si próprio.

45. Venda-me esta caneta

Se estiver a ser entrevistado para uma função de vendas, é provável que o recrutador o coloque no papel de vendedor.

46. Há algo mais que gostaria que soubéssemos?

Se houve algo relevante que você não teve oportunidade de mencionar, faça-o agora. Caso contrário, pode resumir as suas qualificações.

47. Tem alguma questão a fazer?

Penso no que quer saber sobre o cargo, a empresa, o departamento ou a equipa. Faça agora essas questões.

 

Não pode adivinhar o que lhe irão perguntar, mas com esta lista já terá uma ideia de aquilo com que pode contar.

É importante que se prepare muito bem para a entrevista, acima de tudo que saiba tudo o que deve saber sobre a empresa.