Há um fator que se tem tornado cada vez mais importante na escolha do candidato por um novo emprego, a cultura da empresa. O ambiente de trabalho terá um grande impacto na sua experiência e satisfação, então saiba como pode aprender  sobre a cultura da empresa numa entrevista remota.

É importante saber sobre a cultura da empresa, isto porque você não vai querer estar numa empresa onde possa apenas trabalhar, vai querer que seja um sítio onde possa fazer o seu melhor trabalho.

A cultura da empresa é difícil de perceber durante o processo de entrevista, ainda mais quando esta se torna remota.

Damos-lhes 6 dicas de como pode compreender e avaliar a cultura de uma empresa antes de aceitar a oferta:

1. Saiba o que você procura

Quando procura uma nova oferta, provavelmente terá uma lista de coisas que acha essenciais. Isso deve incluir não só detalhes de trabalho e salário, como a prioridade que a empresa dá aos aspetos culturais.

Talvez para si o equilíbrio entre vida pessoal e profissional seja importante, isto torna-se mais importante se estiver em tele-trabalho. Ou talvez procure um ambiente altamente colaborativo.

2. Faça alguma pesquisa

Depois de definir os elementos culturais que a empresa deve ter, para si, é hora de meter mãos à obra.

Tal como numa entrevista presencial, pode recorrer à internet para saber mais sobre a empresa, então consulte:

  • Site: veja como a empresa descreve a sua cultura para o mundo externo. Procura no “sobre” ou em “carreiras”, poderá ser onde vai encontrar informação;
  • Blog: se a empresa tiver blog veja-o também. Podem haver artigos sobre a empresa, como a “visão dos bastidores”, a transição do presencial para o remoto, etc.;
  • Redes Sociais: é importante ver o comportamento da empresa nas redes sociais, se respondem rapidamente às pessoas e de forma respeitosa, se partilham conteúdo dos funcionários, etc.;
  • Avaliações de funcionários: ver opiniões de ex ou atuais funcionários é uma das formas mais transparentes de saber sobre a cultura da empresa.

3. Ligue-se a ex e/ou atuais funcionários

Ninguém tem uma visão melhor da cultura da empresa que os funcionários. Então, entrar em contacto com eles pode trazer-lhe informações dos bastidores da empresa.

Pode pedir à pessoa que está a recrutá-lo se o pode apresentar a alguns funcionários, estes podem estar dispostos a responder às suas perguntas sobre a cultura da empresa.  Isto irá demonstrar o seu interesse pela empresa e ainda que é uma pessoa com iniciativa.

4. Faça perguntas específicas

No fim da entrevista terá oportunidade de fazer perguntas, então aproveite e tire dúvidas sobre os valores que considera importantes.

Não pergunte apenas “fale-me da cultura da empresa”, aproveite a informação que recolheu sobre o tema e formule as perguntas a partir disso.

Pode construir perguntas à volta dos elementos culturais, como acesso a recursos, relacionamento com a equipa, tecnologia e ferramentas, desenvolvimento profissional, inclusão, programas de bem-estar, entre outros. Mas, se sabe que o trabalho vai ser inteiramente ou maioritariamente remoto, veja algumas questões que pode fazer:

  • Como é que a equipa mantém laços fortes mesmo trabalhando remotamente?
  • Como é que a cultura da empresa mudou com a equipa em tele-trabalho?
  • Qual foi o maior obstáculo que teve de superar quando a equipa começou a trabalhar em casa?
  • Que ferramentas utilizam para manter a comunicação simplificada entre as equipas?
  • Que tradições que a equipa gosta?
  • Quais são os seus canais preferidos no Slack?
  • Que tipo de conversas aconteceu diariamente no Slack ou por email?

5. Observe o que pode

Quando está a tentar saber sobre a cultura da empresa tem de ter em atenção todos os detalhes, então se a entrevista foi remotamente terá de ter atenção a todas as pistas que lhe são dadas.

Também deve ter atenção à equipa de contratação. Se acha que uma equipa deve ter diversidade e inclusão, a equipa de recrutamento por der uma pista. Habitualmente, se esta for um grupo totalmente homogéneo, pode ser um sinal de que a empresa não vai de encontro aos seus valores, embora pareça.

6. Use o processo de contratação para saber mais

Por fim, o próprio processo de contratação deve-lhe dar pelo menos uma ideia de como a empresa trata os candidatos e os funcionários. A forma de abordagem do processo será uma janela para a forma como abordam tudo o resto.

Algumas coisas que vale a pena prestar atenção durante o processo de recrutamento, seja ele remoto incluem:

Organização: se o processo é desorganizado e repleto de mal-entendidos e frustrações, trabalhar na empresa pode ser igual. Em contrapartidas, se eles têm sistemas simplificados que mostram um óbvio respeito pelo seu tempo, é um sinal de que eles valorizam as pessoas que interagem e trabalham para a sua empresa.

Comunicação: o processo de entrevista também é uma oportunidade de avaliar a comunicação da empresa. Que ferramentas usaram, como é que comunicaram consigo, etc.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: está a receber emails da empresa ou do gerente de recrutamento à noite ou ao fim-de-semana? Isso pode significar que a cultura da empresa não respeita este equilíbrio.

 

Lembre-se de que o processo de contratação de uma empresa geralmente não é uma atividade independente, é um reflexo direto dos seus valores e abordagem do trabalho. Portanto, é um espelho que você deve usar a seu favor.

Fonte: The Muse