Conheça as nossas dicas para se destacar na sua entrevista de emprego! Certifique-se que mostra ao recrutador porque razão é o candidato ideal para passar à fase seguinte.

O momento por que tanto ansiava chegou: uma entrevista de emprego!

Agora que a sua candidatura mostrou à empresa que é um candidato de topo, está na altura de se focar na entrevista e garantir que volta a impressionar (ainda mais) os recrutadores.

Neste artigo, partilhamos diversas dicas para se destacar durante a sua entrevista de emprego, a fim de conseguir o seu principal objetivo: ficar com o cargo.

Dicas para se destacar na entrevista de emprego

Antes da Entrevista

1. Pesquise a empresa

Antes de tudo, é necessário saber o essencial sobre a empresa a que se candidatou. Jamais faça o impensável e entrar na entrevista sem conhecer a atividade da empresa e os seus atuais objetivos (porque está a recrutar para este cargo?).

Deve para isso compreender a base da empresa, a sua história, missão e os mais recentes projetos, caso o tópico surja durante a entrevista.

O website e redes sociais da empresa são uma ótima ferramenta à sua disposição para obter este conhecimento. Para além de conseguir responder a questão mais relacionadas com a empresa, poderá até debater o tópico mais a fundo.

Uma coisa é certa, vai ganhar pontos com o recrutador se mostrar que sabe para o que veio e que tem vontade em integrar a sua empresa.

2. Prepare questões

Além de pesquisar a empresa, prepare também algumas questões para debater durante a entrevista de emprego. Vai conseguir tornar a entrevista num diálogo entre si e o recrutador, em vez de um monólogo por parte do último.

E um conselho: seja o mais específico possível! Evite questões vagas como, “Como é a cultura da empresa?”, isto pode parecer que apenas está a fazer perguntas só porque sim, e não por interesse.

Em vez disso, experimente algo como, “Reparei no seu website que o trabalho de equipa é um dos valores da empresa. De que forma isso é refletido no dia-a-dia?”. Também pode colocar questões específicas sobre projetos e iniciativas que leu sobre a empresa.

Por fim, não se esqueça de questionar o recrutador sobre os próximos passos a tomar e os prazos do processo de recrutamento.

3. Pratique

Quanto mais ler e recitar a informação que está a tentar aprender, mais fácil vai ser quando a relembrar. Em adição, conheça também algumas questões de entrevista comuns a muitas empresas e recrutadores e pratique-as com um amigo ou familiar.

E certifique-se que é capaz de debater com confiança sobre qualquer informação presente no seu currículo e/ou carta de apresentação.

Durante a entrevista

4. Evite respostas de “Sim” e “Não”

O mesmo se aplica a questões de resposta “sim” e “não”. Por exemplo, se lhe perguntarem “Está confortável ao trabalhar num ambiente acelerado?”, pense sobre o que o recrutador quer aprender sobre si.

Neste caso, deve começar (e não apenas responder) com um entusiástico “Sim”! Com exemplos específicos que mostram que consegue trabalhar com prazos, priorizar tarefas e trabalhar em diversos projetos em simultâneo.

5. Apresente exemplos fortes

Complementando o que foi dito acima. A última coisa que quer fazer é dar uma resposta tão longa que acaba por se esquecer sobre o era a pergunta.

Por isso, quando partilhar um exemplo sobre a sua experiência, tome em consideração um modelo que o ajude a estruturar uma história forte e sucinta. Este método é chamado de STAR, e cada letra representa um aspeto que deve incluir no seu exemplo:

  • Situação que enfrentou no passado
  • Tarefas e desafios específicos com que teve que lidar
  • Ações que teve de tomar e como o fez
  • Resultados que obteve das suas ações

Seguir este modelo vai garantir que não deixa nenhum aspeto importante de fora. Além disso, vai impressionar o recrutador com os seus resultados e forma de agir.

Depois da entrevista

6. Envie um follow-up

É recomendado que após a entrevista, envie um follow-up, conhecido também como um email de agradecimento, nas 24 horas seguintes.

Esta é a sua oportunidade de mencionar algum detalhe que se esqueceu de mencionar, e relembrar o recrutador porque razão é o candidato ideal para o cargo. Também deve incluir uma frase ou duas sobre a razão que o leva a querer trabalhar na empresa – e ainda melhor se conseguir apresentar um exemplo específico que mencionou na entrevista.

7. Fique atento

Aponte a data que o recrutador lhe passou no calendário para ter uma noção sobre quando deve receber a sua chamada. Caso o recrutador tenha dito que é esperado contactar os candidatos na semana seguinte, espere sempre uns dias extra antes de o contactar.

Contratar um trabalhador requer gerir prazos e processos diferentes, restrições de orçamentos no último minuto e muita negociação, por isso, os prazos são sujeitos alterações.

 

Fonte: The Muse

 

Saiba Mais:

Agora que está a par das nossas dicas para se destacar na sua entrevista de emprego, conheça a fundo os aspetos mais relevantes que deve aprender sobre a empresa à qual se candidatou.

As melhores dicas de entrevistas de emprego para ser bem-sucedido podem variar em técnica, mas todas existem para destacar o melhor de si.

Existem diversas razões pelas quais não recebe uma resposta das empresas após enviar a sua candidatura. Por isso, aprenda a lidar da melhor forma com esta situação.

Está atualmente à procura de emprego? Então, conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.