Formas de comunicação para gerir as equipas de trabalhoA comunicação é um ponto-chave para o seu sucesso e dos seus colaboradores. Conheça neste artigo quatro formas de comunicação para gerir as suas equipas de trabalho.

A comunicação é um aspeto essencial numa empresa. Mas com um elevado grau de fragilidade, uma vez que nem todas as empresas sabem geri-la de forma correta e constante.

Se os seus colaboradores têm uma má relação, ou a produtividade está a diminuir ou até mesmo se o ânimo de todos encontra-se abaixo do esperado, está na altura de avaliar a sua estratégia de comunicação.

Para o Chefe de equipa/Superior, é importante detetar esta personalidade nos seus colaboradores, a fim de saber lidar melhor com cada um individualmente e sem perturbar o ambiente no local de trabalho.

Assim sendo, aprenda neste artigo a observar as diversas formas de comunicação presentes nos seus colaboradores para gerir as suas equipas de trabalho de forma eficiente e eficaz.

1. Estilo de comunicação passivo

Os colaboradores passivos têm dificuldades em expressar as suas necessidades e em impor as suas convicções. Além disso, hesitam em tomar iniciativa porque querem evitar conflitos.

Como observar sinais de comunicação passiva?

  • Silêncio: se há um colaborador que nunca fala o que está a pensar, especialmente durante reuniões importantes, pode estar perante um colaborador passivo;
  • Aquiescência: tome atenção a colaboradores que dão a sua opinião, para posteriormente mudarem assim que alguém apresente uma opinião contrária. Ou seja, um colaborador passivo pode fazer uma sugestão, mas quando desafiado descarta a sua sugestão ou retira-se da decisão final.

Como gerir colaboradores passivos?

  • Fale com eles individualmente: como não gostam particularmente de falar o que pensam numa reunião, sentem-se mais confortáveis em partilhar os seus pensamentos numa conversa mais reservada;
  • Ofereça várias formas de comunicação: apresente diferentes formas dos seus colaboradores passivos expressarem os seus pensamentos e preocupações;
  • Ajude-os a sentirem-se psicologicamente seguros no trabalho: a segurança psicológica cria uma atmosfera na qual todos se sentem confortáveis em se expressar, principalmente os colaboradores passivos.

2. Estilo de comunicação agressivo

Por outro lado, os colaboradores agressivos expressam as opiniões de forma simples e direta. Geralmente são oradores confiantes e os membros da equipa que mais falam durante uma reunião.

Como observar sinais de comunicação agressiva?

  • Quando o colaborador é o primeiro a responder a uma pergunta, muitas vezes interrompendo alguém que estava a falar;
  • Persistência e dominação durante uma conversa;
  • Tom de voz antagonista;
  • Falar durante mais tempo que os outros membros da equipa durante a reunião;
  • Não dar importância aos sentimentos e opiniões dos outros para expressar a sua;
  • Desafiar as opiniões dos outros sem consideração.

Como gerir colaboradores passivos?

  • Estabeleça e imponha limites: colaboradores agressivos podem ter mais dificuldades em respeitar os limites. Por isso, é importante traçá-los;
  • Crie um espaço seguro e saudável para expressar a sua raiva: quando estão sobre pressão, os colaboradores agressivos tendem a dramatizar a situação. Principalmente, em situações de crise.

A solução ideal? Converse individualmente com estes colaboradores para que resolvam os problemas entre vocês ou com outros colegas. Ofereça um espaço seguro para desabafarem.

3. Estilo de comunicação passivo-agressivo

Em vez de serem diretos, este colaboradores encontram formas indiretas de expressar o seu descontentamento. Podem passar uma boa impressão para uns, e serem mais antipáticos para outros. Isto é mais percetível quando surge um conflito entre colaboradores, e o passivo-agressivo vai evitar resolver o problema diretamente.

Como observar sinais de comunicação passiva-agressiva?

  • Indiferença: estes colaboradores são simpáticos para todos, à exceção daqueles com quem estão em conflito;
  • O tom de voz expressa descontentamento, mesmo quando as suas palavras são gentis;
  • Suspiram, mas não expressam verbalmente a sua insatisfação;
  • Desabafam com outro colaborador sobre o conflito, sem o resolver diretamente com a pessoa em questão;
  • São contraditórios, ou seja, estes colaboradores geralmente dizem uma coisa, mas acabam por fazer outra.

Como gerir colaboradores agressivos-passivos?

  • Mantenha a calma: estes colaboradores tentam fazer com que as outras pessoas expressem a raiva que eles próprios não conseguem expressar;
  • Redirecione: tente ajudar este colaborador a resolver os seus problemas com a pessoa em questão, colocá-lo nesse caminho. Uma boa forma é encorajá-los a conversar sobre o assunto, sem se colocar a si próprio no meio dos dois.
  • Seja assertivo: por outro lado, se tomar conhecimento que um colaborador o está a evitar ou a fazer comentários sarcásticos, pode abordá-lo e questioná-lo se pretende conversar e resolver o problema.

4. Estilo de comunicação assertivo

Os colaboradores com um estilo de comunicação assertivo resolvem os seus problemas diretamente e expressam as suas ideias e limites ao mesmo tempo que mantêm o respeito com os outros.

O estudo Employee Relations veio mostrar que, de todos as formas de comunicação, a assertiva é a que traz melhores resultados ao ambiente de trabalho. Este estudo mostrou também que os colaboradores que trabalham com chefes que utilizam este estilo de comunicação sentem-se mais apoiados. E por consequência, este apoio aumentou a satisfação com a comunicação e a confiança na empresa, que em contrapartida reduziu o absenteísmo e melhorou o desempenho no trabalho.

Como observar sinais de comunicação assertiva?

  • Os problemas são resolvidos assim que identificados, evitando o seu agravamento;
  • Demonstram inteligência emocional no trabalho, ou seja, reconhecem e lidam com as suas emoções e com as dos outros de forma saudável;
  • São claros e diretos;
  • Estão dispostos a pedir ajuda;
  • Ouvem os outros de forma ativa;
  • Reconhecem e validam o ponto de vista dos outros, ao mesmo tempo que explicam a sua perspetiva.

 

Fonte: Trello

 

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