Como liderar a equipa em tempos de complexidade

Não deixe a pandemia afetar o seu desempenho profissional e aprenda a liderar a sua equipa face aos tempos de complexidade que surgem.

Em tempos de crise, as mudanças são repentinas. Inesperadamente, encontra-se envolvido num caos que ameaça a sua empresa e a sua atividade.

Dessa forma, é essencial os líderes trabalharem num estado constante de triagem e experimentar novas estratégias que respondam às novas necessidades. Além disso, torna-se vital reportar os resultados destas estratégias de forma a avaliar o que correu bem e o que correu mal. Isto é imperativo para que a empresa saiba como lidar com próxima crise que possa surgir.

Face a tempos de complexidade, é importante manter o foco no mais importante para a empresa e encontrar um equilíbrio entre a liderança e a aprendizagem.

Para liderar a sua equipa em tempos de complexidade:

1. Confie nos seus instintos

É essencial ser rápido. Independentemente de ter tempo para rever estratégias, tem de ser proativo e entrar em campo de forma a implementá-las. Nestas ocasiões, o tempo torna-se escasso.

2. Identifique e reconheça as emoções dos colaboradores

É normal estas situações trazer o medo, a ansiedade e a inquietação ao de cima. Assim sendo, torna-se vital comunicar de forma clara e com ações que possam ajudar a aliviar essas emoções.

Esta abordagem vai ajudar a manter a sua equipa focada nas atividades necessárias para seguir em frente.

3. Prepare-se para a adaptação

Nestas ocasiões, tem de preparar a sua equipa para se adaptar quando novas informações chegarem e as circunstâncias mudarem. A imprevisibilidade é a única certeza durante estes tempos.

Reconheça que está perante uma situação sem precedentes, e que tudo pode mudar de um momento para o outro.

4. Comunique de forma clara

Enquanto se prepara para as mudanças, situe os seus colaboradores sobre aquilo que não vai mudar. Estamos a falar da sua visão, missão, valores e os compromissos necessários para ultrapassar estes tempos de complexidade com sucesso.

5. Prepare-se para atuar

Em determinadas alturas é necessário mudar a rota, por isso esteja preparado. Não existe uma forma certa de o fazer – apenas o momento correto.

Tal como foi referido anteriormente, é preciso estar preparado para agir consoante as necessidades que vão surgindo na altura.

6. Ofereça clareza e orientação

Isto ajudará a reduzir a ansiedade à medida que os colaboradores se adaptam ao novo normal com base na sua liderança. Desse modo, é imperativo observar e adaptar-se consoante as circunstâncias que vão surgindo.

7. Veja o panorama geral

Dê um passo atrás e tente compreender o panorama geral. Observe, escute e aceite as contribuições e perspetivas de todos. Questione-se sobre o que está a faltar. O que é que pode estar errado?

8. Foque-se na aprendizagem

O foco deve estar na aprendizagem e não em acertar tudo. Realizar experiências que contribuam para a sua aprendizagem. Tente duas ou mais abordagens para uma situação e analise a que está a obter melhores resultados.

Mesmo as experiências que falham fazem parte da sua aprendizagem. O aspeto mais importante dos nossos erros é o que podemos aprender com eles. Enquanto conseguir compreender o que falhou e o que pode fazer melhor para a próxima, é tempo bem gasto e uma experiência enriquecedora.

9. Mantenha-se vigilante

Ainda que as coisas pareçam estar no caminho certo, nunca baixe a sua guarda. As circunstâncias mudam e evoluem, por isso observe tudo o que faz agora como uma experiência constante.

Foque-se no que realmente importa

Atravessar estes tempos complexos implicam um plano mental que ajuda a compreender o que está a acontecer no momento. Comunicar claramente a sua visão à equipa vai ajudar os seus colaboradores a unirem-se nesta jornada e a seguirem em frente com a sua orientação.

Por isso, o seu foco deve estar na preparação. É essencial estar o melhor preparado para lidar com a disrupção, e pronto para enfrentar o que quer que venha pela frente.

 

Fonte: Think with Google

 

Saiba Mais:

Não deixe a pandemia afetar o seu desempenho profissional e aprenda a liderar a sua equipa face aos tempos de complexidade que surgem.

A pandemia atual tem afetado quase todas as indústrias e negócios. Assim sendo, é necessária uma adaptação por parte do Recrutamento à nova realidade da Covid-19. Fique a par das tendências globais da Indústria do Recrutamento.

Um dos maiores desafios do tele-trabalho reside na produtividade da equipa. Por isso, aprenda estas técnicas para construir um ambiente de trabalho de sucesso.

A nova realidade veio desafiar as empresas a criar novas estratégias, tal como e entre outras, de que forma podem manter a cultura da empresa em regime de tele-trabalho.

Aprenda e coloque em prática as nossas dicas para manter o espírito de equipa num ambiente de tele-trabalho a fim de fortalecer os seus colaboradores.

Enquanto empresa, está de momento com processos de recrutamento em aberto? Sente dificuldades em determinados processos?

Então conheça todas as nossas soluções para o auxiliar no recrutamento.

Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.