Com os valores elevados do desemprego jovem, o Parlamento Europeu pretende acabar com os estágios não remunerados, entre outras medidas a considerar.

Atualmente, o desemprego jovem está em crescimento na União Europeia, com forte influência da crise pandémica causa pela Covid-19. No passado mês de agosto, a taxa de desemprego jovem na UE subiu de 14,9% – médias antes da pandemia – para 17,6%. E estima-se que os valores são para continuar a subir. A nível nacional, a taxa de desemprego jovem estava nos 26,3% em agosto.

Tendo em conta estes valores, e com a perspetiva que isto é uma situação que vai levar tempo até recuperar, o Parlamento Europeu aprovou recentemente uma resolução em que pede aos países para implementarem medidas que ajudem os jovens. Principalmente neste época.

Uma destas medidas passa pelo fim dos estágios não remunerados, classificado pelo Parlamento Europeu como:

“Uma forma de exploração do trabalho dos jovens e uma violação dos seus direitos”

Dessa forma, a solução para este problema passa pelo desenvolvimento de:

“Um instrumento jurídico comum que garanta e imponha uma remuneração justa aos estágios e aos programas de formação e aprendizagem no mercado de trabalho da UE”

Além disso, o Parlamento Europeu insiste na inscrição dos jovens no programa Garantia para a Juventude, que permite o acesso a ofertas de emprego, formação, aprendizagem ou estágios. Desde 2013, este programa já ajudou mais de 24 milhões de jovens na UE.

Mais do que nunca, os jovens precisam de uma rede de apoio que lhes permita a oportunidade de mostrarem o seu talento e profissionalismo. Existe muita vontade para singrar, e tudo o que precisam é de quem os apoio neste caminho.

 

Fonte: RFM

 

Saiba Mais:

Em Portugal, o Governo pretende lançar no próximo ano de 2021 um Programa de Estágios a realizar no Estado, mas com mais garantias de emprego.

Já conhece as melhores empresas para trabalhar na Europa? Saiba que 10 das multinacionais operam em Portugal? Então, fique a par de tudo neste artigo!

Encontra-se de momento à procurar de emprego? Então, conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.