Com o passar do tempo, o local de trabalho acaba por se tornar numa segunda casa, e para muitos até mesmo a primeira casa. E este hábito acaba por trazer e criar imensos comportamentos e trazer ao de cima certas personalidades fortes, por assim dizer.

Isto observa-se em todos os escritórios, onde existe sempre aquela pessoa que simplesmente não vai com a cara de ninguém e apenas pensa no seu interesse.

Muitos de nós preocupamos-nos em não cometer erros durante o dia-a-dia, mas em certas alturas são pequenos hábitos ou comportamentos que provocam mais danos à nossa reputação enquanto profissionais.

Algumas pessoas aprendem a sua lição, e para cada pessoa que aprendeu com os seus erros, existe outra que simplesmente nunca aprende.

Agora pergunta, que erros ou comportamentos são esses? E será que está a cometê-los. Siga estes conselhos e saiba que comportamentos evitar para que não se torne naquele colega de trabalho que todos odeiam.

Dizer que não gosta do seu emprego

A última coisa que alguém quer ouvir um colega a queixar-se constantemente sobre como odeia o seu trabalho. Estar constantemente com este comportamento acaba por levar os outros associarem-no a uma pessoa negativa, que acaba por deitar abaixo a moral da equipa.

Uma das coisas que os patrões apanham imediatamente no seu radar são as pessoas que levam a moral da equipa abaixo. E não se deixe enganar, eles sabem perfeitamente quem existem outros profissionais entusiasmados em tomar a posição dessa pessoa.

Fazer mexericos

Mesmo sem se aperceberem, as pessoas causam uma péssima impressão quando se deixam levar pelos mexericos e rumores sobre outros colegas.

Deixarem-se ser engolidos por conversas desta natureza pode resultar em magoar os sentimentos de alguém, principalmente se a conversa em questão acabar nos ouvidos desse mesmo alguém.

Se não quer ser visto como um colega negativo, mesquinho e não confiável, evite e afaste-se das conversas deste tipo.

Apunhalar pelas costas

O nome diz tudo. Apunhalar os seus colegas de trabalho nas costas, intencionalmente ou não, é uma das maiores razões pelas desavenças entre profissionais. Muitas vezes, estas situação provêm de um colega passar por cima de outro para resolver um problema. Mesmo pensando que está a evitar um conflito ao adotar esta tática, acaba sempre por criar um conflito de épicas proporções. Isto para nem falar quando o fazem para conseguir uma promoção ou um melhor desempenho que o outro profissional.

Comer comida com cheiros intensos

A não ser que trabalha num navio, os seus colegas vão ficar bastante incomodados se deixar a sala a cheirar a peixe ou puré de batata velho.

Regra geral: qualquer refeição que deite cheiro, é uma refeição para ficar fechada em casa.

Mentir

Muitas mentiras começam com boas intenções, pessoas quer se querem proteger ou outras pessoas, mas as mentiras têm a tendência de ter perna curta.

Assim que souberem que mentiu, não há volta a dar, fica com rótulo de mentiroso e poucos ou ninguém vai querer confiar em si.

Como evitar esses comportamentos:

Para evitar tais comportamentos e aprender a sua lição, saiba alguns dos caminhos que pode seguir para conseguir trabalhar num ambiente mais relaxado e confiável.

Desabafe

Pare de passar mais de 80% do seu tempo a preocupar-se com quem o vai trair ou enganar. Deixe se ser tão cético e pessimista, pois é importante manter-se uma pessoa aberta, independentemente da sua carreira. Saiba quem precisa da sua ajuda e mostre-se acessível para os ajudar.

Seja casual

É normal pensar que após a faculdade, tem de soar e escrever de um modo mais fino e profissional. É o esperado de nós pelas empresas…Bem, empurre essas coisas para trás de si. Deixe essa finesse fora das suas conversas, emails e dia-a-dia. Quando manda uma mensagem aos seus amigos não soa nada corporativo, certo? Usa um tom casual nas suas mensagens e eles respondem, certo? Isto porque é um tom ao qual as pessoas se identificam.

Saia da sua secretária

É fácil ficar stressado e frustrado no trabalho. Está sentado na sua cadeira, em frente à sua secretária e simplesmente não consegue pensar noutra coisa. No fim, este sentimento é tão forte que o distrai dos objetivos principais, e quando se chega a este patamar, o melhor a fazer é parar.

Faça uma pausa. Saia da sua secretária e aproveite bem esse tempo para respirar e não se sentir tão sufocado pela mesma.

 

Fonte: BCC