Conheça os Cursos Superiores com 0% de desemprego

A Direcção-Geral do Ensino Superior divulgou a informação relativa à taxa de desemprego de todos os cursos superiores.

Esta informação permite tirar algumas conclusões importantes sobre quais os caminhos mais acertados no que diz respeito ao mercado de trabalho.

37 cursos com taxa de desemprego de 0%

No topo da lista divulgada encontram-se 37 cursos superiores com zero  desemprego: sobretudo licenciaturas e mestrados nas áreas de Medicina, Matemática, Enfermagem e Engenharia Informática.

Estes 37 cursos correspondem a 2,7% de um total de 1381 cursos e apenas 10 são leccionados em Instituições Privadas.

Conheça a lista aqui:

ng7066359

Cursos com maior taxa de desemprego

Por outro lado, no outro extremo da lista, encontram-se cursos superiores com taxas de desemprego iguais ou superiores a 20%. Alguns dos sectores incluídos nesta lista são Arquitectura, Serviço Social, Sociologia e Artes.

14 destes cursos têm uma taxa superior a 25% e 9 deles são de Instituições Privadas.

Conheça a lista de seguida:

ng7066602

 

Informações sobre o Estudo

Ao todo, foram contabilizados 50 cursos com uma taxa de desemprego de 0% ou inferior a 1%. No entanto, existem 52 cursos com uma taxa de desemprego de pelo menos 20%.

As percentagens divulgadas no Portal Infocursos são relativas ao número de diplomados de determinado curso que estavam inscritos no Centro de Emprego e ao número total de graduados no período entre 2010 e 2014.

Assim sendo, não são contabilizados os alunos desempregados que não se inscreveram no IEFP.

Abertura de Vagas

De acordo com as regras em vigor, as Instituições Públicas de Ensino Superior não podem aumentar o número de vagas em cursos que tenham uma taxa de desemprego superior à média nacional (cerca de 12%) ou superior à taxa média da própria instituição (seja Universidade ou Politécnico).

As Licenciaturas e Mestrados Integrados com menos de 10 alunos colocados nos últimos 2 anos estão também impedidos de abrir novas vagas.

 

Fonte: Diário de Notícias