Num mercado de emprego tão competitivo, conseguir emprego não é tarefa fácil. Por esse motivo, deve utilizar pequenos truques para ter vantagem sobre os demais candidatos.
Mostre trabalho antes de ser contratado
Nada demonstra motivação e vontade de trabalhar como apresentar uma solução/resposta a um desafio. Algumas empresas enviam pequenos desafios aos seus candidatos. Por exemplo, uma empresa que esteja a recrutar jornalistas, poderá pedir-lhes que escrevam um artigo sobre determinado tema.
A situação descrita não é muito comum, por isso pode ser necessário mostrar trabalho de forma pró-activa. Faça pesquisa sobre a empresa e compreenda quais as suas maiores dificuldades. Se trabalhasse na empresa, como resolveria esse problema? Aproveite a carta de apresentação para mencionar o assunto e explicar o que faria para ajudar a organização.
Mostre que tem experiência ou capacidade para fazer o trabalho
Por outro lado, e para garantir que tem vantagem sobre os outros candidatos, mostre que sabe fazer aquele trabalho. Utilize um exemplo real de um projecto no qual tenha sido bem sucedido, e que seja relevante para a função a que se candidata.
Por exemplo, um designer pode, e deve, enviar o seu portfólio de trabalhos quando se candidata. Mas deve, acima de tudo, referir o projecto que mais se assemelha ao trabalho que virá a fazer na nova empresa.
Mostre que tem interesse na oportunidade
Mostrar entusiasmo é essencial. Não tenha medo de dizer claramente “estou bastante entusiasmado com esta vaga porque …”. Para os recrutadores sabe bem ouvir (ou ler) que o candidato está deveras interessado no emprego.
Se for chamado para uma entrevista, utilize a linguagem corporal para demonstrar a sua motivação.
Fale em “a nossa empresa”
Um truque simples, mas eficaz, é falar como se já fizesse parte da equipa na entrevista de emprego. Mais facilmente criará um laço emocional com o recrutador e mostrará que se integra na cultura empresarial.
Utilize algumas vezes o plural para falar dos projectos que vai (possivelmente) ter dentro da empresa. Por exemplo “Podíamos apresentar os nossos serviços à indústria farmacêutica porque…”
Faça follow-up
Não tenha medo de “chatear” o empregador. Enviar um e-mail 3 dias após a entrevista de emprego ou troca de e-mails pode ajudá-lo a conseguir emprego.
Relembre o recrutador que está motivado para trabalhar naquela empresa e, se possível, volte a mostrar trabalho. Por exemplo, se se candidatou à função de comercial, pode dar uma ideia de como encontrar novas oportunidades de negócio.
Não seja apenas mais um candidato – siga estas dicas para se destacar.