A maioria das pessoas que procura emprego sente-se frustrada em determinados momentos – e com razão. Depois de passarem horas a enviar currículos e candidaturas sem obter resposta por parte dos recrutadores, é normal que surja a desmotivação.
O problema é que, em alguns processos de recrutamento, os recrutadores não revêm todos os currículos que recebem – utilizam ferramentas e filtros que os possam ajudar na pesquisa do candidato ideal.
Conheça de seguida quatro razões, mencionadas pelo INC. para o seu currículo ser excluído:
1. É eliminado pelo ATS
Um ATS (Applicant Tracking Systems) é um sistema automático que filtra candidatos através de palavras-chave. Se o seu currículo não se enquadrar no perfil pretendido, existe uma grande probabilidade se não ser visto pelo empregador.
2. “Vendeu-se” demasiado
A maioria dos candidatos não sabe realmente o que os recrutadores procuram num currículo e caiem no erro quererem ser “irresistíveis”. No entanto, transmitem uma mensagem de serem demasiados confiantes ou até arrogantes. O ideal é pedir sempre uma segunda opinião e tentar ser o mais honesto possível.
3. O seu currículo não corresponde à realidade
Após receber um currículo, a maioria dos recrutadores vai pesquisar mais sobre os candidatos. Se o que encontrarem (no Facebook ou Linkedin, por exemplo) não corresponder àquilo que enviou, a sua honestidade vai ser questionada.
4. Não quantificou o seu valor
Os recrutadores querem saber aquilo que em que é bom e o seu CV deve estar focado nisso. Inclua factos, factos e mais factos e sempre que possível utilize valor e exemplos reais daquilo que já alcançou.