Quer mudar o seu percurso profissional? Comece pelo seu currículo, saiba como o preparar para uma mudança de carreira.

Se está a trabalhar em casa ou foi demitido devido à pandemia, é possível que tenha passado algum tempo a pensar sobre a sua carreira nos últimos tempos.

Então, talvez queira um trabalho mais flexível ou, se não o fez antes, que queria trabalhar remotamente. Ou, até pode querer transformar o seu hobby numa carreira a tempo integral.

Seja qual for a motivação, se está a planear uma mudança de carreira, precisará de usar estratégias. Com ajuda do The Muse vamos-lhe mostrar algumas:

1. Crie um site de currículo

Provavelmente o seu currículo é uma página, ou até duas se tem muita experiência. No entanto, se criar um site de currículo não terá limite para o que quer incluir.

Um site de currículo dá-lhe a oportunidade de expandir a sua experiência e qualificações e pode ajudar a diferenciá-lo de outros candidatos.

O que deve fazer para criar um site de currículo?

  • Comece com um modelo: o seu site deve ter uma aparência limpa e profissional;
  • Escreva sobre o que deseja fazer: use o site para falar sobre os seus objetivos, não apenas sobre a sua experiência;
  • Faça uma página para cada secção do CV: a vantagem de um site é que tem espaço para expandir diferentes espaços, então aproveite isso e adicione detalhes que não adicionou no seu currículo.

2. Destaque habilidades transferíveis

Uma das partes mais difíceis da mudança de carreira é mostrar a um recrutador que é a pessoa certa para a função – especialmente se tem pouca ou nenhuma experiência.

Então, é aqui que entram as habilidade transferíveis. Normalmente são habilidades leves, como comunicação escrita, gestão de projetos, etc. Habilidades que pode adaptar à nova função.

3. Escolha o formato certo

Ao atualizar o seu currículo para uma mudança de carreira, é importante atentar ao formato do mesmo.

Assim, se não tem experiência ou habilidades de trabalho certas para a nova função, o formato cronológico tradicional não será o único caminho que pode seguir.

Pode optar por um currículo funcional, que se baseia em habilidades. Então, em vez de ter uma secção para cada trabalho, cria diversas secções de especialização, com pontos a explicar como as adaptou em funções anteriores.

No entanto, os especialistas afirmam que a melhor opção para quem está a mudar de carreira é uma combinação, juntando o tradicional e o funcional.

Ou seja, ter uma secção no topo do seu currículo, mais curta e focada nas habilidades, com uma secção mais detalhada onde fala da experiência, logo a baixo da anterior.

4. Escreva um resumo do currículo

Independentemente do formato de currículo que escolher, considere escrever um resumo no início do mesmo.

Isto é, um pequeno parágrafo que resumo a sua experiência e habilidades. Para quem muda de carreira, pode ser essencial para explicar que está qualificado para a nova função.

5. Adicione palavras-chave importantes

Quando procura uma oferta de emprego, tenha atenção à linguagem usada. Isto porque muitos dos requisitos também serão palavras-chave que os sistemas de rastreamento usam para selecionar currículos.

Mas atenção: não adicione palavras-chave ou experiência que não tem.

6. Alinhe todo o conteúdo em todas as plataformas

Com tantas formas diferentes de se apresentar e candidatar a uma oferta, é importante que todas as plataformas tenha a mesma informação. Isto é, no currículo, no LinkedIn, no site de currículo, etc.

Isso significa que a seção “Sobre” do seu site deve corresponder ao seu LinkedIn e ao resumo do currículo, e as mesmas palavras-chave devem aparecer nos três lugares.

 

Dar um salto na carreira pode ser assustador, mas não é impossível, para isso, conte com estas dicas para que o seu currículo esteja preparado para a mudança.

Destaque as habilidades transferíveis, formação adicional e as palavras-chave certas.

Pode ainda aceder ao CV Factory onde tem à disposição modelos gratuitos e pagos para criar o seu currículo.