Uma rede virtual bem-sucedida pode abrir portas em muitos campos – nomeadamente a nível profissional. A pandemia veio impedir o trabalho presencial (em alguns casos), bem como o convívio. Saiba então 6 dicas para o sucesso do networking virtual.

Networking é conexão e, neste momento, é algo bastante necessário entre todos. Enquanto que no passado networking resumia-se à presença num local físico, hoje em dia é possível fazê-lo virtualmente.

Então, veja 6 dicas para o sucesso do networking virtual, durante o tele-trabalho:

1. Use o chat durante os eventos virtuais

A sala de chat em eventos virtuais, tornou-se o corredor dos eventos físicos. Ou seja, é aí que pode ter a oportunidade de conhecer alguém.

Então, se o anfitrião encorajar os participantes a apresentarem-se no chat, não perca esta oportunidade para dizer quem é e o que faz:

  1. Inclua o seu nome e diga o que faz, no máximo de uma frase. Deixe também o seu LinkedIn e mostre que está feliz em criar novas conexões;
  2. Mantenha as conversas curtas, pois no chat as conversas podem-se tornar extensas, o que poderá levar alguns participantes a percorre-las rapidamente;
  3. Abra o LinkedIn durante o evento virtual para que possa responder e fazer solicitações de conexão rapidamente.

2. Junte-se a uma plataforma

Existem plataformas hoje em dia onde se pode juntar e discutir tópicos em tempo real, como é o caso do Clubhouse.

Isto pode ajudá-lo a criar novas conexões com os mesmos interesses e com influenciadores da sua área.

Veja como pode aproveitar ao máximo estas plataformas:

  • Entre em salas que lhe pareçam interessantes e não muitos cheias;
  • Envie mensagem às pessoas que tenha interesse em conhecer melhor.

3. Aproveite as plataformas sociais para fazer conexões pessoais

Plataformas como o Twitter e LinkedIn são ótimas para encontrar, ligar-se e começar a falar com as pessoas que lhe interessem profissionalmente.

No Twitter, pode configurar alertas para ser notificado sempre que alguém do seu interesse fizer uma publicação, permitindo assim que seja rápido na resposta.

4. Vá além destas plataformas sociais

Identifique alguns potenciais contactos no LinkedIn e Twitter, certifique-se de priorizar as pessoas que se alinham com os seus objetivos profissionais.

Questione se eles estarão interessados numa conversa telefónica ou via Zoom. Mas atenção, não mande uma mensagem padrão para todos, personalize-a.

5. Crie passeios virtuais com os seus colegas

Pode sugerir que uma vez por semana façam todos uma caminhada em que estejam todos juntos virtualmente, ou seja, cada um faz a sua caminhada individualmente enquanto está ao telefone com os restantes.

Esses convívios serão uma maneira revigorante de criar uma interação mais significativa entre vocês e também ajudarão a minimizar a multitarefa e deixar mais tempo para conversar.

6. Aumentar uma rede autêntica leva tempo

Networking é uma atividade para toda a vida. As conexões autênticas que criar agora, podem ser boas oportunidades ao longo do tempo.

Utilize o seu tempo para pensar na comunidade que gostava de construir, como pode apoiar outras pessoas e de que forma pode contribuir.

Pense nas pessoas que pode contactar no futuro e assim, quando chegar o momento estará preparado.

 

Não deixe que a vida virtual o impeça de criar ligações profissionais e que a pandemia afete o seu progresso de carreira, siga estas 6 dicas e mantenha o seu sucesso.

Fonte: The Muse