Currículo por que motivos não deve exagerar

Se está à procura de novas oportunidades, deve ter especial atenção em tudo o que faz ou que envia às empresas. Num mercado em que existem centenas de candidaturas para uma única vaga, poderão ser pormenores que o fazem avançar ou ficar de fora de um processo de recrutamento.

Por estes motivos, o seu currículo deve ser o mais verdadeiro possível e deve evitar exagerar nas suas competências, qualificações, experiência, etc.

Conheça de seguida as razões:

  1. Se exagerar no seu currículo e depois for chamado a entrevistas, terá que defender aquilo que escreveu. Quanto mais tentar justificar aquilo que escreveu, mais óbvio será para o recrutador que tem falta de confiança em si para se manter fiel à verdade.
  2. Se conseguir ultrapassar a primeira entrevista, a empresa irá procurar por referência e a probabilidade é que nenhuma delas possa confirmar a informação que tem no seu currículo.
  3. Se por acaso conseguir passar todo o processo e for contratado terá que conseguir desempenhar as funções para as quais foi escolhido. Como poderá realizar tarefas para as quais não tem as devidas competências?
  4. Se exagerar ou mentir no seu currículo – por exemplo dizer que tem uma licenciatura quando não tem – e for descoberto mais tarde, corre o risco de ser despedido e até arruinar a sua carreira.

Fonte: Work it daily