Entrevistas como falar daquilo em que falhou

Nas entrevistas de emprego, todos nós queremos falar dos nossos sucessos. No entanto, os recrutadores insistem em perguntar sobre as coisas em que falhámos.

Em algum ponto, todos erramos em algum projecto ou em alguma função e os empregadores querem saber de que forma lidámos com essas situações.

Conheça de seguida três dicas para responder a questões relacionadas com as suas falhas:

Escolha uma falha real

Antes de mais, nas entrevistas, não opte por dizer que nunca falhou, pois será encarado como uma mentira evidente. No entanto, também não quer fazer referência àquela vez em que quase levou a empresa à falência. Encontre um equilíbrio razoável e fale sobre algo em que errou mas aprendeu com as suas falhas e melhorou o seu desempenho no trabalho.

Faça uma escolha estratégica

Não escolha algo que esteja relacionado com um requisito obrigatório para a função a que se está a candidatar. Por exemplo, se estiver em Vendas, não fale daquela vez em que um cliente o levou ao limite e perdeu a cabeça. Mencione, por exemplo, uma situação em que tenha ignorado um problema e depois teve que o corrigir – e como agora sempre verifica tudo duas vezes.

Refira aquilo que aprendeu

Alguém que tem a capacidade para reconhecer um erro e demonstrar como evoluir a partir daí será mais cativante para o recrutador. Termine a sua história reforçando de que forma as suas falhas o tornaram melhor a desempenhar as suas funções.

Quando admitir uma falha, mencione sempre o lado positivo, sobretudo nas entrevistas de emprego.

 

Fonte: Work it Daily