Muito provavelmente já dedicou horas – se não mesmo dias e semanas – a aperfeiçoar o seu currículo. Mas será que todo este trabalho e dedicação pode resultar num currículo apelativo aos olhos dos recrutadores? Um cv de sucesso não demonstra apenas o seu trabalho, como também vai ao encontro das expetativas do recrutador e da empresa, demonstrando se é um bom investimento para a mesma.

Conheça alguns pontos específicos que os recrutadores procuram num currículo, para o ajudar a determinar se o seu currículo consegue coincidir com as expetativas da empresa.

Fácil leitura

O seu currículo dever ser escrito num tamanho razoável, com uma fonte legível e com margens pré-definidas (não convém mexer nestes parâmetros). Não faça os recrutadores pensarem se precisam de óculos para ler o seu currículo – uma fonte demasiado pequena é um sinal de que ou deve cortar informação no seu currículo ou acrescentar uma segunda página.

Tenha em consideração que o seu currículo deve ser facilmente lido tanto em papel como no ecrã.

Fácil análise

Apesar de ser essencial saber escolher as melhores palavras e expressões para tornarem o seu currículo mais apelativo, deve saber que os recrutadores mal passam os olhos por ele. Em vez de lerem cuidadosamente, os recrutadores fazem um rápido scan por palavras-chave e títulos de cargos e especialmente as competências imprescindíveis que necessita para executar o cargo com sucesso.

Deste modo, facilite esse aspeto e distinga essa informação relevante para o recrutador fácil e rapidamente poder avaliá-lo.

Qualificações

O objetivo nº1 do recrutador é encontrar um candidato qualificado. Como pode demonstrar que é um profissional qualificado para o cargo em questão? Comece por enquadrar as suas qualificações para esse específico cargo – se a empresa está à procura de candidatos com olho para o detalhe, certifique-se que as suas capacidades organizacionais e aptidão em lidar com vários projetos estão destacados.

Na descrição das suas funções, vá mais à frente do que apenas listar as suas atividades diárias, inclua também conquistas e os objetivos alcançados. Demonstre as suas capacidades ao listar as suas conquistas – sejam elas o aumento da satisfação dos clientes, o crescimento da receita da empresa num trimestre, e por aí fora.

Coesão

Relevância é um fator importante no currículo – não é que os recrutadores sejam preguiçosos, mas é do seu melhor interesse facilitar ao máximo eles compreendê-lo como candidato. Mudou de carreira a meio da sua vida?

Então deixe de fora os primeiros cargos na altura em que começou a trabalhar, ou então agrupe esses cargos juntos com uma pequena descrição. E se já passou décadas desde o seu primeiro emprego, então pode considerar deixá-lo de fora.

Utilize o seu currículo para criar uma linha o mais direita possível entre a sua experiência profissional e conquistas e o cargo que pretende. Se possível, apresente a progressão da sua carreira também. Idealmente, um currículo deve demonstrar isso com cada novo cargo que executou ao longo da sua vida.

Formatação

Talvez seja antiquado, mas existe uma formato e estilo tradicional para currículos. Se for quebrar as “regras”, deve fazê-lo consciente do que pode resultar dessas alterações. Os recrutadores vão avaliar se consegue estruturar um documento apresentável.

Isto é verdade para todos os empregos, particularmente posições onde a comunicação e apresentações são o foco. Mantenha a formatação do seu currículo consistente ao longo do documento. Os recrutadores analisam imensos cv’s, por isso, mais que ninguém, sabem o que deve constar no documento, como informações de contacto, formação, etc.

Evite estes erros

Tome nota destes erros que fazem os recrutadores revirarem os olhos e passar para o próximo candidato:

  • Erros ortográficos: reparar os seus próprios erros é difícil. Considere pedir a uma segunda pessoa para dar uma vista de olhos;
  • Má escolha de palavras e gabar-se: apesar de querer demonstrar as suas conquistas, e utilizar palavras fortes para descrever as suas responsabilidades, tenha atenção para não passar uma imagem de pretensioso.
  • Um currículo ilegível: quer seja pelos erros gramaticais, uma formatação complicada ou fontes ilegíveis, se o seu currículo for de difícil leitura, o recrutador vai passar para o próximo imediatamente.

 

Fonte: The Balance Careers