Falar de diversidade no ambiente de trabalho é, hoje e cada vez mais, falar de inclusão, da relação dos colaboradores com a diferença e, essencialmente, da forma como as equipas se ligam entre si.

Por seu lado, no panorama empresarial em Portugal, falar da Teleperformance é falar de diversidade. A escolha desta multinacional, enquanto representação de boa prática no que à diversidade diz respeito, não é aleatória.

Numa empresa com mais de 10.000 colaboradores de 95 nacionalidades, os corredores dos 11 edifícios da Teleperformance Portugal respiram respeito, aprendizagem e crescimento. Só assim parece ser possível o funcionamento saudável deste habitat especial.

Um habitat que acolhe colaboradores de todas as idades. O elemento mais jovem da equipa da Teleperformance tem 18 anos e o mais velho tem 75! Porque a idade é apenas um número, uma das vantagens da diversidade é, não apenas mudar a forma como as pessoas se percebem, mas também como percebem o outro – profissionais válidos que possibilitam a criação de estratégias diferenciadoras com valor acrescido para o mercado.

Esta diversidade, em toda a sua plenitude, deixa que qualquer colaborador seja fiel aos seus princípios, religiões, géneros e ao que realmente acredita – sem pré-julgamentos – ficando assim mais motivado para contribuir para a evolução da empresa.

No campo pessoal, trabalhar num ambiente assim pode ser um desafio, mas é também a certeza de evolução,  aprendizagem e crescimento profissional, com novas visões e o sentimento de pertença a uma equipa onde não existe espaço para conflitos.

Celebrar a diversidade!

Na Teleperformance Portugal, novos horizontes e mentalidades chegam, todos os dias, através do convívio entre colegas, que se faz não apenas dentro da empresa mas também na integração deste talento multicultural numa sociedade globalizada. Esta convivência saudável e de inclusão social é o mote para o evento World Food Fest. Um festival com comida e cultura de todo o mundo, que junta workshops de samba, bordado mexicano e até provas de vinho do Porto. Uma partilha de experiências, de culturas e de formas de pensar onde Alemães comem picanha argentina, holandeses dançam samba e, todos juntos, celebram mais uma vez a diversidade.

Também o For Fun Festival, o festival de talentos da Teleperformance Portugal, celebra a diversidade dos seus colaboradores, através do incentivo à participação nas mais variadas categorias, desde dança, fotografia e arte, para que cada um possa partilhar aquilo que mais gosta de fazer.

Incluir para encontrar o sucesso

Já percebemos que “contratar a diversidade” é hoje um dos pilares para qualquer empresa, resultado de uma sociedade em profunda transformação, e que mostra que a igualdade e a inclusão são partes essenciais no engagement  dos colaboradores e, consequentemente, nos bons resultados.

Mas contratar diversidade não chega! É preciso incentivar uma cultura inclusiva para manter os colaboradores interessados. É preciso pensar em cada um deles enquanto indivíduos com ambições de carreira diferentes e perfis diversos. É preciso apostar em centros de formação, tal como o Leraning Hub da Teleperformance Portugal, e pensar em programas de progressão de carreira que permitam dar o salto para a próxima fase profissional de cada elemento da equipa.

A Teleperformance Portugal aposta em mais criatividade, mais eficiência e melhores resultados.

A sua diversidade inspira mais abertura para novos pensamentos e, consequentemente, a novas soluções para as questões que surgem no dia a dia da empresa.

 

Se também te sentes inspirado por esta empresa, fica a saber todas as vagas de emprego disponíveis e junta-te a esta equipa multicultural, com a diversidade a fazer parte do seu ADN.