Currículos as 9 palavras cliché mais utilizadas

Cada vez que alguém escreve um currículo julga que está a ser original e criativo ou então, simplesmente pensam que estão a escrever aquilo que os recrutadores querem ler.

No entanto, muitas das palavras que utilizamos em candidaturas, são utilizadas frequentemente por outros candidatos. Por esse motivo, o LinkedIn reuniu as 9 palavras cliché mais utilizadas em currículos e que, por esse motivo, deve evitar:

“Motivado”

Se está a procura de um novo emprego, os recrutadores partem do princípio que está motivado. Evite usar esta palavra e opte por o demonstrar de outras maneiras.

“Criativo”

O objectivo dos recrutadores não é que diga que é criativo mas sim que o demonstre! Transforme a estrutura do seu currículo, envie o seu portefólio ou expresse as suas ideias. Tudo isto são formas muito melhores de demonstrar as suas capacidades do que simplesmente escrever.

“Entusiasmado”

É claro que está entusiasmado. Está à procura de um novo emprego e todo este processo é entusiasmante, assim como os primeiros meses na empresa.

“Apaixonado”

Apaixonado em relação ao quê? Tal como a palavra “motivado”, os recrutadores não o querem ler. Demonstre paixão por aquilo que faz apresentando facto, contando projectos que tenha realizado com sucesso e demonstrando entusiasmo.

“Bem-sucedido”

Será que existe algum candidato que escreva no currículo que é um executivo frustrado, falhado e com pouca auto estima? É evidente que, enquanto candidato quer demonstrar que é bem-sucedido naquilo que faz. Só não precisa de ocupar espaço a escreve-lo. Mostre-o utilizando dados quantitativos daquilo que já alcançou.

“Focado”

Aparentemente, a única maneira de ter sucesso é ser obcecado naquilo que faz. Será? Muitos dos recrutadores não pensam assim. Se realmente está focado nos seus objectivos não precisa de o escrever. Terá oportunidade de o demonstrar ao longo do processo.

“Líder”

Se nunca teve em posições de liderança em funções anteriores, então não se considere um líder. Não há problema em referir que foi liderado por outras pessoas eficientes.

“Estratégico”

As empresas procuram funcionários. Não pessoas que achem que são “estratégicos” durante dia e noite. Demonstre que tem capacidade de raciocínio de outras formas.

“Experiente”

Mais uma vez, não precisa de o dizer. Demonstre-o listando experiências profissionais anteriores.