Businessman looking at red line from a to b drawn by hand concept on background

É sempre importante ser honesto nas entrevistas de emprego. No entanto quando lhe pergunta “por que motivo quer trocar de emprego” pode ser difícil saber o que responder.

Nestas situações, pode ser tentador desabafar sobre o seu chefe incompetente ou sobre as horas extra que trabalha mas deve manter a “boca fechada”. Ao queixar-se demasiado pode estar a arruinar as suas hipóteses de conseguir o emprego.

Para além disso, coincidências acontecem e pode-se dar o caso do recrutador conhecer o seu antigo patrão.

Ser demasiado negativo numa entrevista pode também levar o entrevistador a questionar se será você o problema e se será difícil trabalhar consigo.

Assim, antes de falar demasiado, conheça as dicas que reunimos, com auxilio do Career Advice Monster para que construa uma resposta que faça o recrutador querer contratá-lo:

Seja honesto (quanto possível)

Os entrevistadores fazem esta questão especialmente para determinar se reflectiu bem sobre a decisão de mudar de emprego.

Ter uma resposta planeado e autêntica é o ideal. Fale sobre o facto de estar à procura de um novo desafio na sua carreira, da vontade de aprender e conhecer uma nova indústria, ou da necessidade de encontrar um novo emprego por estar a mudar de região.

Foque-se no futuro

Para responder a esta questão, fale sobre aquilo que pretende criar no futuro em vez daquilo que está a evitar. Refira as oportunidades que encontra na empresa a que se está a candidatar e sobre como gostaria de contribuir para a missão da mesma.

Encontre formas de falar sobre aquilo que gosta na sua função actual e como pretende transferir essas competências para a nova empresa.

Analise o entrevistador

Se está a tentar mudar para um novo emprego na mesma indústria, muito provavelmente o entrevistador passou pelo mesmo processo em algum ponto na sua carreira.

Beneficie disso e seja conversador durante a entrevista. Esta pergunta em específico pode ser uma boa oportunidade para meter conversa sobre o percurso do recrutador. Por exemplo, “estava aqui a pensar, será que teve um percurso similar nesta indústria? Por que o fez?”.