10 formas para se tornar num profissional melhor

Sabe qual a melhor maneira de melhorar na sua profissão? Com a ajuda da Revista Forbes reunimos 10 dicas que o irão ajudar a evoluir na sua função actual:

1. Seja organizado

Com a quantidade de emails, mensagens, chamadas que recebemos hoje em dia, para além de tudo o resto, manter-se produtivo pode ser um desafio.

Organize-se: dê prioridade aos assuntos mais urgentes, despache as tarefas mais rápidas e ponha de lado aquilo que não interessa ou não tem relevância.

2. Evite multi-tarefas

Em 2009, um grupo de pesquisadores de Stanford realizou um estudo que demonstrou que pessoas que realizam constantemente várias tarefas ao mesmo tempo (como várias conversas por e-mail, navegar na Internet e tentar trabalhar em simultâneo) não conseguem estar com tanta atenção como os profissionais que se restringem a realizar uma tarefa de cada vez.

3. Relacione-se com o seu chefe

Uma das melhores estratégias para ser melhor profissional é criar uma boa relação com o seu chefe: crie empatia, entenda a sua forma de trabalhar e descubra aquilo que o seu superior espera de um funcionário.

Pode, por exemplo, colocar questões relativamente a empregos anteriores ou sobre os objectivos profissionais.

4. Seja simpático com os seus colegas

Crie “alianças” com as pessoas que o poderão ajudar a evoluir profissionalmente: funcionários que estejam há mais tempo na empresa, colaboradores dos Recursos Humanos e até mesmo seguranças e empregados de limpeza – provavelmente têm absorvido informação importante sobre a empresa, ao longo dos anos.

5. Aprenda a ouvir

Claro que deve sempre ouvir o seu chefe, mas aprenda também a ouvir os seus colegas. Preste atenção àquilo que os outros têm a dizer e torne-se uma pessoa mais relacionável e simpática.

6. Chegue antes da hora

Mesmo 5 minutos podem fazer a diferença. Ao chegar um pouco mais cedo conseguirá adiantar algumas tarefas diárias logo pela manhã – momento em que está mais produtivo.

Se quiser compensar, opte por um almoço um pouco mais longo.

7. Faça férias

Descansar é importante. Afaste-se uns dias do escritório sem levar trabalho para casa nem deixar nada pendente. Não caia na tentação de estar sempre a ver o email nem a falar com os seus colegas.

8. Seja preciso naquilo que faz

Se achar que algo no seu trabalho não está bem definido ou concreto, pare um pouco para pensar. Se for necessário peça ajuda aos seus colegas ou superiores.

Tente sempre ser o mais rigoroso possível nas tarefas que executa.

9. Pesquise e aprenda

Não “desperdice” o tempo do seu chefe ou dos seus colegas com questões sobre algo sem antes tentar aprender sozinho. Efectue pesquisas, leia artigos, consulte fóruns e comentários de outras pessoas e opte sempre por, à partida, ser auto-didático.

10. Seja humilde

Claro que, enquanto profissional, deve sempre auto promover-se. No entanto, rapidamente se passa de confiante a arrogante e é importante ter isso em atenção.

Quando precisar de pedir algo – seja uma ida ao médico, um dia de férias, um aumento ou ajuda a um colega – seja o mais humilde possível. Caso seja necessário, descreva aquilo que já fez, o trabalho que já adiantou ou projectos que tenha concluído, mas de forma simples.